Semana da Consciência Negra de Minas do Leão tem atividades em três dias

Categoria: Educação e Cultura
Data de Publicação: 21 de novembro de 2018

semana-da-consciencia-negra-de-minas-do-leao-tem-atividades-em-tres-dias

Nesta terça-feira, 20, aconteceram as primeiras atividades da Semana da Consciência Negra de Minas do Leão. Pela manhã e à tarde, as escolas do município participaram de uma série de atividades culturais e educacionais no Ginásio Eraldo Machado. O evento iniciou com uma homenagem a João Carlos Franco da Rosa, o Toti, escolhido pelas direções das escolas municipais para receber a menção em função do trabalho voluntário desenvolvido por ele, há mais de 20 anos, nas instituições de ensino de Minas do Leão.

As ações pelo Dia da Consciência Negra fazem parte do Calendário de Eventos do município e servem para que toda a população se conscientize sobre a importância do combate ao racismo cotidianamente. No evento desta terça, houve apresentação do grupo Corpo e Dança da Escola Ricardo Porto, Grupo Afro Orgulho da Raça, da Escola Borges de Medeiros, de Encruzilhada do Sul, além de atividades de capoeira com o instrutor Tiago Pacheco.

Nesta sexta-feira, 23, o psicólogo Edson Leal, de Butiá, irá conversar com alunos da rede municipal sobre o Dia da Consciência Negra. O bate-papo será no espaço de eventos da SMEC. No sábado, 24, o Ginásio Eraldo Machado volta a receber, a partir das 13h30, uma série de atividades voltadas ao tema. Haverá apresentações artísticas das escolas São Miguel, Francisco Antônio Luiz, Getúlio Vargas, Horta Barbosa, Ricardo Porto e Leãozinho Sabido, além de trocas de graduação da capoeira.

Segundo a secretária de Educação de Minas do Leão, Silvia Lasek, o mês de novembro marca os debates em torno da negritude, mas é preciso que a pauta esteja presente de maneira contínua nas escolas e na sociedade. "Ainda somos um país bastante racista e precisamos atuar, de maneira educativa, para o devido combate. O racismo está tão enraizado em algumas práticas da sociedade que, por vezes, nem se dá conta de que uma fala foi racista", destaca Silvia.

O prefeito de Minas do Leão, Miguel Almeida, vereadores, secretários, comunidade escolar e população em geral participaram do primeiro dia da Semana da Consciência Negra do município.