Free cookie consent management tool by TermsFeed Policy Generator

Segurança e eficiência das Vacinas


Veja abaixo as diferenças entre as vacinas já aprovadas no país e confira a tabela com os principais dados.

CoronaVac

A vacina do Butantan utiliza a tecnologia de vírus inativado (morto), uma técnica consolidada há anos e amplamente estudada. Ao ser injetado no organismo, esse vírus não é capaz de causar doença, mas induz uma resposta imunológica. Os ensaios clínicos da CoronaVac no Brasil foram realizados exclusivamente com profissionais da saúde, ou seja, pessoas com alta exposição ao vírus.

AstraZeneca

Foi desenvolvida pela farmacêutica AstraZeneca em parceria com a universidade de Oxford. No Brasil, é produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A tecnologia empregada é o uso do chamado vetor viral. O adenovírus, que infecta chimpanzés, é manipulado geneticamente para que seja inserido o gene da proteína “Spike” (proteína “S”) do Sars-CoV-2. 

Pfizer

O imunizante da farmacêutica Pfizer em parceria com o laboratório BioNTech se baseia na tecnologia de RNA mensageiro, ou mRNA. O RNA mensageiro sintético dá as instruções ao organismo para a produção de proteínas encontradas na superfície do novo coronavírus, que estimulam a resposta do sistema imune.

Janssen

Do grupo Johnson & Johnson, a vacina do laboratório Janssen é aplicada em apenas uma dose. Assim como o imunizante da Astrazeneca, também se utiliza da tecnologia de vetor viral, baseado em um tipo específico de adenovírus que foi geneticamente modificado para não se replicar em humanos. 

 

CoronaVac

Astrazeneca

Pfizer

Janssen

Tecnologia

Vírus inativado

Vetor viral

RNA mensageiro

Vetor viral

Eficácia

A eficácia global pode chegar a 62,3% se o intervalo entre as duas doses for igual ou superior a 21 dias. Nos casos que requerem assistência médica a eficácia pode variar entre 83,7% e 100% 

76% após a primeira dose e 81% após a segunda

95% após a segunda dose

66,9% de eficácia para casos leves e moderados, e 76,7% contra casos graves 14 dias após a aplicação

Intervalo entre doses

14 a 28 dias

12 semanas

Até 12 semanas após a primeira dose

Dose única

Armazenamento

De 2 a 8ºC

De 2 a 8ºC

Pode ser armazenada por até cinco dias em temperaturas de 2 a 8°C; entre -25 e -15ºC por até duas semanas e entre -90 e -60ºC após este período 

De 2 a 8ºC

Voluntários em ensaios clínicos no Brasil

12,5 mil pessoas

10 mil pessoas

2 mil pessoas

7,5 mil pessoas

Fonte: Instituto Butantan