Prefeitura abre inscrições para três cursos de capacitação em Minas do Leão

Categoria: Assistência Social
Data de Publicação: 5 de abril de 2019

prefeitura-abre-inscricoes-para-tres-cursos-de-capacitacao-em-minas-do-leao
A prefeitura de Minas do Leão, em parceria com o Sindicato Rural de Butiá e Minas do Leão e com o Senar, oferecerá três cursos de capacitação nas próximas semanas a moradores leonenses. As inscrições deverão ser feitas nos dias indicados para cada curso, sempre na Secretaria do Trabalho, Cidadania e Assistência Social, no antigo prédio da prefeitura, das 9h às 12h e das 13h às 16h.

Os cursos são totalmente gratuitos e qualquer morador de Minas do Leão, com mais de 18 anos, pode participar. No momento da inscrições, que serão feitas por ordem de chegada, os candidatos deverão levar RG, CPF, comprovante de residência atualizado e título de eleitor.

Curso de jardinagem

As inscrições deverão ser feitas nos dias 8, 9 ou 10 de abril. As aulas ocorrerão nos dias 11, 12 e 15 de abril. Haverá uma turma formada por no mínimo 12 e no máximo 20 participantes. O curso será desenvolvido na sede do Senar em Minas do Leão.

• Jardinagem.
• Ecologia.
• Partes da planta e suas funções.
• Grupos de plantas: uso para jardim.
• Caracterização do solo.
• Irrigação.
• Seleção, distribuição e plantio de mudas.
• Manutenção das plantas de interior, exterior e ferramentas utilizáveis.
• Controle de pragas, doenças e uso do EPI.
• Higiene e segurança no trabalho.

Curso de operação de motoniveladora (patrola)

As inscrições podem ser feitas de 22 a 25 de abril. As aulas ocorrerão nos dias 29 e 30 de abril e 2 e 3 de maio, em local a ser definido. Haverá uma turma com no mínimo seis e no máximo dez participantes. O participante precisa ter Carteira Nacional de Habilitação.

• Apresentação.
• Segurança no trabalho.
• Código de Trânsito Brasileiro.
• Elementos da motoniveladora: painel de instrumentos, controles e comandos, motor (componetes e funcionamento), sistema de filtragem de ar, de combustível, de lubrificação, de arrefecimento ou refrigeração e elétrico.
• Eixo dianteiro e traseiro: articulação, sistema de transmissão, caixa de câmbio, diferencial, freios.
• Sistema de direção.
• Sistema hidráulico.
• Operação da motoniveladora.
• Ajustes operacionais.

Curso de material reciclável

As inscrições deverão ser feitas de 6 a 9 de maio. As aulas ocorrerão de 14 a 17 de maio. Haverá uma turma com no mínimo 10 e no máximo 15 pessoas, em local a ser definido.

Conteúdo previsto:

• Conceito sobre reciclagem de materiais: PET e papel.
• Reconhecimento dos materiais e ferramentas.
• Preparação, seleção e descarte.
• Técnicas utilizadas: recorte, dobradura, montagem, costuras, trançados, originais, texturização, acabamentos e decoração.
• Peças confeccionadas: embalagens, porta-jóias, brinquedos, bolsas, cestas e cadeira.
• Aspectos de comercialização.
• Preservação do meio ambiente.
• Higiene e segurança no trabalho.