Horta, flores e árvores: os cuidados da EFAL com a natureza
Categoria: Educação e CulturaData de Publicação: 3 de maio de 2018
Há cerca de um ano, diversos espaços da Escola Francisco Antônio Luiz, a EFAL, no bairro Coreia, em Minas do Leão, estão se transformando. Alunos, professores, funcionários e direção da escola colocaram em prática o projeto Revitalizar, desenvolvido em parceria com a CMPC Celulose Riograndense. As ações vão até novembro deste ano e visam implantar melhorias no pátio da escola com árvores e flores plantadas, cuidados com a vegetação já existente, além de palestras, atividades lúdicas e oficinas ambientais desenvolvidas com os alunos.
Uma horta também foi criada nos fundos da escola. O plantio e cuidado com as hortaliças ficam a cargo dos próprios alunos. "Muita coisa nós pegamos direto daqui para a merenda, como couve e alface. Sem dúvida é um grande incentivo aos alunos porque estamos consumindo aquilo que plantamos", destaca a diretora da escola, Josiane Lesnik. Os alunos ainda plantaram árvores na rua em frente à escola. Aos poucos, elas começam a crescer e fazem parte da paisagem do local.
As atividades do Revitalizar envolvem toda a comunidade escolar. Na cozinha, os restos e cascas de alimentos são devidamente guardados para a composteira, que fica ao lado da horta e oferece terra adubada para o plantio das verduras. O projeto ainda prevê trocas de experiências com outras escolas. Já foram feitas visitas em Guaíba, Eldorado do Sul, São Jerônimo e Cachoeira do Sul. A direção da escola explica que há um acompanhamento constante, por parte da CMPC, sobre o andamento do projeto na escola, que precisa ter metas muito claras e que necessitam ser seguidas.