Programa estimula capacitação profissional de mulheres fora do mercado de trabalho

Categoria: Assistência Social
Data de Publicação: 7 de fevereiro de 2017

programa-estimula-capacitacao-profissional-de-mulheres-fora-do-mercado-de-trabalho

Um projeto criado pela prefeitura de Minas do Leão permite que mulheres contribuam com o município, trabalhando na limpeza e conversação de espaços públicos, e em contrapartida recebam um auxílio por parte do poder público. O programa Novo Horizonte, criado em 2010, ainda na segunda gestão do prefeito Miguel Almeida, continua em prática e visa qualificar mulheres em situação de vulnerabilidade social.

A carga horária varia entre 10 e 30 horas semanais e prevê que, além das atividades que são propostas pelas secretarias de Assistência Social, Obras e Educação, as participantes precisam realizar cursos de qualificação, capacitação e treinamentos a fim de que, quando deixarem o programa, possam buscar vagas de trabalho efetivas. A remuneração é de meio salário mínimo. A permanência máxima no programa é de dois anos, sendo que a cada seis meses é necessário que se faça um intervalo de três meses, até o possível retorno.

De acordo com o secretário de Trabalho, Cidadania e Assistência Social, André Kern, neste momento de crise econômica e de dificuldade de colocação profissional de muitas pessoas, o programa Novo Horizonte se mostra como uma alternativa a pessoas que têm baixa qualificação profissional, mas que estão em busca de uma maior capacitação. "é uma verdadeira relação de troca o que acontece neste programa porque acabamos atingindo pessoas que estão fora do mercado de trabalho e que, com uma capacitação, podem logo se colocar profissionalmente", comenta o secretário.

Atualmente, seis mulheres participam do programa e fazem serviço como limpeza de espaços públicos, como praças e jardins. Para participar, é necessário comprovar que não está trabalhando e que possui renda inferior a um quarto do salário mínimo nacional por pessoa moradora da residência.