Minas do Leão entra para história ao inaugurar primeira termelétrica do Estado a biogás de aterro sanitário

Categoria: Minas do Leão
Data de Publicação: 3 de junho de 2015

minas-do-leao-entra-para-historia-ao-inaugurar-primeira-termeletrica-do-estado-a-biogas-de-aterro-sanitario
A nauguração aconteceu na manhã desta terça-feira (2), no aterro sanitário da CRVR em Minas do Leão, contando com a presença do Governador do Estado, José Ivo Sartori e da Prefeita de Minas do Leão, Silvia Lasek.

Em obras desde o segundo semestre de 2014, o projeto pioneiro no Rio Grande do Sul e único no mundo habilitado pela ONU para venda de créditos de carbono é uma realidade para a cidade.
Com investimento de mais de R$ 30 milhões do Grupo Solví e da Copelmi Mineração, a usina Biotérmica Energia produzirá inicialmente 8,55MW, podendo chegar a 15MW, o suficiente para abastecer uma cidade com 200 mil habitantes.
Para a Prefeita Silvia Lasek, a inauguração da termelétrica é um avanço no sentido da destinação dos resíduos sólidos em todo o país.
"Esta é uma data histórica para nossa cidade, onde está sendo implantada em Minas do Leão uma das tecnologias mais avançadas do mundo para geração de energia elétrica. E, muito mais importante, é que se trata de um projeto certificado pela ONU, onde através do Protocolo de Kyoto, Minas do Leão faz parte de um compromisso mundial na redução de emissão dos gases causadores do efeito estufa", informou a prefeita.
O Governador do Estado, José Ivo Sartori, ressaltou a importância do projeto que é inédito no estado e que deve servir de modelo para ser implantado em outras regiões do RS.
"A questão da tecnologia investida aqui tem que ser levada em conta, pois os resíduos que produzimos diariamente precisam de um destino, e se agregarmos esse destino com a geração de energia elétrica damos um grande passo a caminho do desenvolvimento sustentável", concluiu ele.
Além do governador, secretários de estado e prefeitos de diversos municípios estiveram prestigiando a cerimônia, assim como executivos dos Grupos Solví, Copelmi, CRVR e funcionários de todas as empresas que participaram da construção da planta da usina.