Ações que marcam os 100 primeiros dias de gestão

Categoria: Geral
Data de Publicação: 26 de abril de 2021

acoes-que-marcam-os-100-primeiros-dias-de-gestao
Ações contra Covid-19 e apoio a microempreendedores marcam os 100 primeiros dias da gestão de Silvia Lasek
Trabalho inclui ainda auxílio à população vulnerável, desassoreamento de arroios e avanço em investimentos para Minas do Leão
Os primeiros 100 dias da gestão 2021-2024 da prefeita Silvia Lasek, em Minas do Leão, foram marcados por ações intensas no combate à Covid-19, além de avanços em diversas áreas, como assistência social, obras, educação e investimentos. Uma atuação intensa para cuidar de quem mais precisa e gerar desenvolvimento no município.
Principal desafio do momento, o coronavírus esteve no foco de diversas iniciativas da Prefeitura. A vacinação, que começou em janeiro, já alcançou 1.800 leonenses — cerca de 22% da população. "Estamos muito avançados na imunização, graças ao trabalho das nossas equipes de saúde, além do engajamento de todos os moradores", destaca a prefeita Silvia. Na Saúde, foi criado o Centro de Atendimento à Covid-19 e Síndrome Gripal para atender pacientes com sintomas da doença. Também foram adquiridos equipamentos para postos e testes da Covid.
O recrudescimento da pandemia exigiu esforços como a adoção do lockdown, além das medidas determinadas pelo Governo do Estado, restringindo o funcionamento de atividades. Para auxiliar microempreendedores individuais e profissionais autônomos prejudicados pela Covid-19, a Prefeitura criou um programa emergencial com destinação de R$ 600,00, em parcela única. Para a população em situação de vulnerabilidade, foi reforçada a entrega de sacolas básicas e botijões de gás.
Na educação, a gestão prossegue com a distribuição dos itens da merenda escolar para jovens das famílias vulneráveis. Foi criada ainda equipe multidisciplinar, com psicólogos, pedagogos e outros profissionais, para analisar questões sobre a aprendizagem dos alunos e aspectos emocionais, com o afastamento da rotina escolar. Os professores receberam formação continuada com apoio da Universidade de Caxias do Sul. "Também estamos licitando os kits escolares, que beneficiarão todos os estudantes da rede municipal. Está em andamento a análise técnica para as obras da quadra poliesportiva da Escola Ricardo Porto", acrescenta Silvia.
A Prefeitura avança para anunciar, nos próximos meses, R$ 2,4 milhões em investimentos em obras públicas, que serão obtidos via Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (FINISA), da Caixa Econômica Federal. Estão previstas contratações de profissionais como professores, merendeira e nutricionista, entre outros. A gestão também iniciou o desassoreamento dos arroios, segue com cascalhamento e patrolamento das ruas vicinais, além de ter licitado um caminhão-pipa para aguação de vias, em função da poeira.
"Temos muitos avanços em pouco tempo. Com organização e planejamento, construímos importantes políticas públicas com benefício direto à população. Agradeço muito o trabalho dos secretários e dos servidores, que estão empenhados na construção dessas conquistas, além da confiança da população, com quem temos importante diálogo nesse período", conclui a prefeita Silvia Lasek.