Free cookie consent management tool by TermsFeed Policy Generator

Notícias

Alimentação saudável é pauta permanente na EMEI Leãozinho Sabido

Categoria: Educação e Cultura
Data de Publicação: 25 de abril de 2018


alimentacao-saudavel-e-pauta-permanente-na-emei-leaozinho-sabido

Alunos da EMEI Leãozinho Sabido receberam a visita, nesta quarta, 25, das nutricionistas Taís Maldaner e Ana Paula da Rosa, da Secretaria Municipal de Educação, responsáveis pela alimentação escolar no município. Elas acompanharam o almoço das crianças junto às merendeiras, direção e professores da escola e explicaram as ações de educação nutricional que estão sendo desenvolvidas no município a partir das merendeiras da EMEI: Juliana Alves dos Santos, Ana Luiza Poeckel Machado e Viviane de Freitas Flores.
 

A EMEI Leãozinho Sabido, desde sua inauguração, em 2014, adotou a proposta da nutricionista, junto à diretora Sandra Schumann Lapinski e à Secretaria de Educação, do cardápio da escola como forma de estratégia de educação nutricional junto aos alunos. Segundo a nutricionista Taís, esta faixa etária é fundamental para o aprendizado sobre alimentação saudável, formando hábitos que são levados para a vida adulta. "é por isso que os alunos da EMEI não levam lanches de casa e consomem na escola, diariamente, até 70% das necessidades nutricionais, em turno integral, onde não servidos ou permitidos alimentos de baixo valor nutricional, como guloseimas e industrializados" destaca a nutricionista.


A merendeira Juliana, responsável por auxiliar na distribuição e acompanhar diariamente as refeições no refeitório junto aos alunos, conta que teve a ideia de confeccionar  "carinhas" para expressar aos alunos, de forma lúdica, a aprovação ou reprovação  em relação ao comportamento deles no refeitório. "Quem come tudo recebe carinha alegre, com coração. Quem se comporta também", relata a merendeira.


A nutricionista Taís costuma orientar frequentemente a equipe de merendeiras e professores sobre a conduta correta a seguir com os alunos durante as refeições e recomenda que se utilizem de argumentos lúdicos, historinhas e brincadeiras para incentivá-los a comer os alimentos saudáveis. As refeições são preparadas com dedicação pelas merendeiras Viviane e Ana Luiza e oferecidos na escola.


Ainda segundo a nutricionista Taís, observa-se que, na prática, as ações das merendeiras têm resultado em alunos motivados e contentes tornando, cada vez mais, o momento das refeições prazeroso para das crianças, com maior aceitação dos às refeições servidas.


A novidade da área é a presença da nutricionista Ana Paula da Rosa, que passa a integrar o quadro técnico do setor de nutrição da SMEC, de forma a ampliar as atividades desenvolvidas nas escolas, seguindo as exigências do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), no município.