NASF já realizou 318 atendimentos em Minas do Leão
Categoria: SaúdeData de Publicação: 12 de março de 2018
Três meses após ter iniciado em Minas do Leão, 318 atendimentos já foram feitos pelo NASF, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família. O programa, desenvolvido pelo município com recursos do governo federal, permite o atendimento residencial a pacientes acamados ou com dificuldade de locomoção. A equipe é composta pela fisioterapeuta Michele Pereira da Silva, pela farmacêutica Milena Klafke e pela fonoaudióloga Priscila Steglich Fischer.
Segundo a secretária Municipal de Saúde, Melissa Wisniewski, a recepção dos pacientes às atividades do NASF é muito positiva. "Com este programa, conseguimos dar um bom atendimento a esses pacientes, visitando eles em casa, conversando com a família, orientando. O trabalho da fisioterapeuta, da farmacêutica e da fonoaudióloga contribuem muito com o bem estar dos pacientes e é um grande acréscimo ao atendimento médico, que continua sendo feito pelas médicas das ESFs João Thadeu e São Miguel", destaca Melissa.
Além da atuação nas residências, os profissionais também participam de qualificação permanente, através de reuniões para estudos de caso e de artigos científicos. No município, as ações do NASF se somam ao projeto Acolher, desenvolvido há dois anos e que prevê um atendimento mais acolhedor aos pacientes, incluindo visitas domiciliares, quando necessário. As profissionais do NASF realizam visitas regulares para atendimento ao paciente indicado pelos médicos das ESFs e também atenderão grupos específicos.