Em reunião na SSP, prefeito Miguel volta a pedir mais efetivo para a Brigada Militar de Minas do Leão

Categoria: Gabinete do Prefeito
Data de Publicação: 8 de março de 2018

em-reuniao-na-ssp-prefeito-miguel-volta-a-pedir-mais-efetivo-para-a-brigada-militar-de-minas-do-leao

Município também se soma a vizinhos para execução de plano de cercamento eletrônico

O prefeito de Minas do Leão, Miguel Almeida, voltou a cobrar do Governo do Estado medidas mais eficazes na área da segurança. Em reunião na sede da Secretaria de Segurança Pública nesta quarta-feira, 7, o prefeito pediu aumento do efetivo principalmente da Brigada Militar para Minas do Leão, aproveitando o acréscimo de novos brigadianos ao quadro a partir de chamamento feito no ano passado pelo governador José Ivo Sartori. Juntamente com os prefeitos de Arroio dos Ratos, Luciano Rocha, e de São Jerônimo, Evandro Heberle, também foi solicitada a manutenção da Delegacia Regional da Polícia Civil em São Jerônimo após informações de que ela seria transferida para Charqueadas.

No mesmo encontro, o prefeito Miguel questionou ao secretário adjunto de Segurança Pública, Coronel Everton Santos Oltramari, a veracidade de informações que novamente circulam sobre o possível fechamento do posto da BM em Minas do Leão. Segundo Oltramari, são apenas boatos e o Governo do Estado não trabalha com a hipótese de encerrar as atividades do posto.

"O município é parceiro das forças de segurança, auxiliamos naquilo que podemos e estamos sempre trabalhando para melhorarmos as condições de quem presta serviço na nossa cidade e região. Por isso não vamos aceitar qualquer medida do governo que vá no sentido contrário, de redução do efetivo ou fechamento do posto da Brigada. Seremos parceiros, até o fim, para mudarmos positivamente o quadro", salientou o prefeito Miguel durante a reunião.

As solicitações serão encaminhadas às áreas técnicas da Secretaria de Segurança Pública. Neste momento não é possível afirmar quantos policiais a região receberá a partir da metade deste ano, quando o acréscimo de PMs à corporação deve iniciar em maior número. No entanto, o prefeito Miguel Almeida salienta que tratará de maneira contínua desta demanda com a SSP. "Vamos ficar vigilantes e, se for preciso, iremos todas as semanas na secretaria cobrar aumento do nosso efetivo. Os crimes estão migrando cada vez mais para cidades médias e pequenas e, por isso, precisamos ter essa guarida", finaliza.

Além disso, Minas do Leão é um dos municípios da ASMURC, a Associação dos Municípios da Região Carbonífera, a se colocar à disposição do Estado para executar, em parceria, um projeto de cercamento eletrônico da sua área. O Sistema de Segurança Integrada com os Municípios, o SIM RS, prevê a execução de medidas de combate à criminalidade em parceria com as prefeituras e, no caso dos municípios da região, incluindo Minas do Leão, a primeira medida efetiva será a instalação de câmeras de segurança nos principais pontos da cidade e o compartilhamento das imagens com a Brigada Militar.