Iniciam as atividades do Mãos Que Transformam em Minas do Leão

Categoria: Assistência Social
Data de Publicação: 5 de março de 2018

iniciam-as-atividades-do-maos-que-transformam-em-minas-do-leao

O projeto Mãos Que Transformam, desenvolvido pela prefeitura de Minas do Leão, teve início na última quinta-feira, 1, com atividades de artesanato desenvolvidas no CRAS, o Centro de Referência de Assistência Social, no bairro São José. O projeto foi lançado em fevereiro e tem como objetivo confeccionar objetos a partir de materiais recicláveis e que, posteriormente, poderão ser comercializados em feiras ou serem vendidos de maneira autônoma, contribuindo com a geração de renda.

Até o momento, 26 pessoas estão inscritas, todas integrantes da rede de assistência social do município. Segundo a coordenadora do projeto, Kellen Ambos, as atividades ocorrerão todas as quintas-feiras, durante pelo menos uma hora, no CRAS. "Em cada semana faremos um objeto diferente. Nesta primeira confeccionamos porta-controles com caixinhas de leite. Foi muito gratificantes ver que todos produziram os materiais e ficaram lindos", comenta Kellen.

Ela destaca que ainda é possível fazer a inscrição para participar do projeto. Em cada aula haverá o aviso de qual material será usado na semana seguinte. Serão usados caixas de papelão, isopor, caixinhas de leite, garrafas pet, vidros de conserva, jornais, revistas, garrafas de bebida, latas de alumínio, tampas de garrafa, etc., objetos que sejam possíveis de se obter no município. As atividades são desenvolvidas pela própria coordenadora Kellen Ambos, pelo assessor Leandro Souza e Inora Cunda.

O secretário de Trabalho, Cidadania e Assistência Social, André Kern, participou do primeiro dia de atividades e destacou a importância da capacitação como forma de reduzir o desemprego. "A prefeitura está desenvolvendo, em diversas frentes, ações que possam diminuir os níveis de desemprego no município. Esta é nossa principal demanda hoje e, no âmbito da Secretaria do Trabalho, primamos por desenvolver atividades que deem uma capacitação aos cidadãos", destaca o secretário.

Segundo o prefeito Miguel Almeida, que participou do lançamento do projeto, o município intensificará ações de capacitação aos cidadãos e o Mãos Que Transformam já é um exemplo. "Junto à busca por mais vagas de emprego precisamos capacitar a mão de obra. Quando uma pessoa aprende a desenvolver uma atividade nova, seja ela qual for, ela se torna mais capaz de ocupar um lugar no mercado de trabalho. O curso de corte e costura, que começará uma nova turma em breve, é outro exemplo", destaca o prefeito. Ele ressalta, ainda, que outras atividades voltadas à capacitação para o trabalho serão desenvolvidas como parte do programa Acessuas Trabalho. "Faremos algumas oficinas que ensinarão, por exemplo, como fazer um currículo, dicas para entrevista de emprego, encaminhamento para emissão da carteira de trabalho", comenta Miguel Almeida.