Trabalhadores e estudantes de Minas do Leão terão desconto nas passagens para Porto Alegre

Categoria: Gabinete do Prefeito
Data de Publicação: 19 de setembro de 2017

trabalhadores-e-estudantes-de-minas-do-leao-terao-desconto-nas-passagens-para-porto-alegre

Os trabalhadores de Minas do Leão que precisam se deslocar para Porto Alegre tiveram uma excelente notícia esta semana: um auxílio no valor do transporte. A partir de convênio assinado esta segunda-feira (18) entre a prefeitura e a Planalto Transportes, as passagens terão um desconto de mais de 50% no valor total. Também foi firmado contrato com a empresa para desconto de 40% no valor das passagens para leonenses que estudam em Porto Alegre, em qualquer turno.

Segundo o prefeito Miguel Almeida, o objetivo é estimular o trabalho dos cidadãos leonenses – e, na falta de vagas para todos na cidade, oferecer condições para que possam aproveitar as oportunidades em outros municípios.

"Uma das maiores reclamações que temos é a da falta de emprego. Reconhecemos que há uma deficiência de vagas aqui em Minas do Leão. O que podemos fazer e estamos fazendo é agir, diariamente, para mudar essa situação, com as alternativas que temos. A parceria com a Planalto foi uma das formas que encontramos para possibilitar que os nossos cidadãos pleiteiem, com maiores possibilidades, vagas de emprego em Porto Alegre", ressaltou o prefeito.

Hoje, quem vai de Minas do Leão à Capital, gasta R$ 41,70 nas viagens de ida e volta (em passagens com seguro). A partir de agora, o trabalhador pagará apenas R$ 20. A Planalto dará um desconto de 40% e, sobre o restante do valor, a prefeitura cobrirá mais 20% do preço total. No fim do mês, a diferença será considerável. Se o leonense trabalha de segunda a sexta em Porto Alegre, ao invés de gastar R$ 917,40 em passagens, desembolsará R$ 440 em passagens no mês inteiro. Isso possibilitará que os moradores de Minas do Leão passem a buscar mais vagas de emprego na Capital e região.

Com a crise econômica ainda atingindo a população, principalmente os de família de baixa renda, a Prefeitura de Minas do Leão tem trabalhado para atenuar os efeitos do desemprego. Entre as iniciativas desenvolvidas, estão melhorias, ampliação e atração de investimentos para o Distrito Industrial. No entanto, algumas medidas de auxílio imediato precisavam ser tomadas. Por isso, o Executivo buscou uma alternativa para qualificar os deslocamentos dos trabalhadores que moram em Minas do Leão, mas que, diariamente ou algumas vezes por semana, precisam se deslocar a Porto Alegre ou outras cidades da Região Metropolitana para trabalhar.

A presidente da Associação dos Trabalhadores Leonenses, Elisângela Silva Leite, também comemorou a medida. "é muito boa essa ajuda. Vai permitir que o povo de Minas do Leão possa trabalhar melhor em Porto Alegre e até quem está desempregado, como eu, possa procurar mais emprego por lá. Não sei de nenhuma outra cidade que tenha feito isso", destacou a presidente. Segundo a empresa Planalto, esse tipo de auxílio é inédito nas cidades onde a empresa atua e, inclusive, servirá de modelo para outros municípios e regiões.

A lei que regulará a concessão dos benefícios foi aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito na semana passada. Nela há os critérios nos quais o trabalhador deverá se enquadrar para obter o desconto nas passagens, entre eles comprovar vínculo de trabalho ou emprego na localidade para a qual deseja viajar. Também deve morar em Minas do Leão e estar cadastrado na Secretaria de Assistência Social, que fiscalizará todo o processo.

Segundo a pasta, cerca de 60 trabalhadores serão beneficiados já neste primeiro momento. Quem quiser ter direito aos vales com desconto deve se dirigir à Secretaria do Trabalho, Cidadania e Assistência Social para fazer a inscrição.

Benefício aos estudantes

Além do desconto aos trabalhadores, a prefeitura continuará fornecendo a quantidade de vales ofertada aos estudantes. Como não há condições de conceder o total de passagens necessárias, as que restarem contarão com desconto de 40%.

Na avaliação do presidente da Associação dos Estudantes Leonenses Universitários e Secundaristas, Gabriel da Silva Rodrigues, a medida incentiva ainda os cidadãos a continuarem estudando. "Com certeza é uma medida importante, porque auxilia os nossos estudantes que fazem cursos em Porto Alegre, seja superior, nas universidades, ou curso técnico, que também tem bastante procura", afirmou o presidente. Atualmente, há uma lista de 38 estudantes cadastrados na Secretaria de Educação que já terão o benefício a partir deste mês.

OYfF5Vf.jpg Sr. Joni (empresa Planalto), secretário André, Elisângela (Associação dos Trabalhadores) e prefeito Miguel.
20170919155929.JPG