Inspetoria Veterinária começa a atender em Minas do Leão

Categoria: Agricultura e Meio Ambiente
Data de Publicação: 15 de setembro de 2017

inspetoria-veterinaria-comeca-a-atender-em-minas-do-leao

Desde esta segunda-feira, 11, Minas do Leão tem um posto da Inspetoria Veterinária. Uma antiga demanda da comunidade leonense, principalmente pecuaristas, agora é realidade. O posto em Minas do Leão facilitará o processo de emissão de atestados e outros documentos e permitirá, também, uma maior fiscalização dos produtos de origem animal no município. A GTA (Guia de Trânsito Animal), vacinação, atualização do rebanho, declaração de nascimento, roubo (abigeato) ou mesmo morte do animal também poderão ser feitos no novo posto, poupando uma viagem até Butiá, como era feito até então.

A inspetoria terá atendimento permanente em Minas do Leão e funcionará de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 16h, em frente à prefeitura, na avenida Getúlio Vargas. A instalação do posto foi selada em um encontro do prefeito Miguel Almeida com o secretário estadual de Agricultura, Ernani Polo, no final de julho, do qual também participou o presidente da Câmara Municipal, vereador Vagner Cunda.

O prefeito destaca a importância deste posto da Inspetoria Veterinária no município. "Trata-se de uma antiga reivindicação dos nossos pecuaristas. Temos certeza de que é uma grande conquista para Minas do Leão esta instalação, ainda mais tendo em vista o cenário econômico do estado", comenta Miguel Almeida.

Só nos dois primeiros dias de funcionamento, mais de dez casos foram atendidos. O posto já terá uma forte demanda nos próximos dias devido ao desfile farroupilha pois é necessária a GTA e, para obtê-la, o animal deverá ter feito os exames do mormo e anemia infecciosa equina (AIE), e ter a vacina contra a Influenza Equina em dia.