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Servidores da saúde fazem avaliação dos serviços em Minas do Leão

Categoria: Saúde
Data de Publicação: 14 de julho de 2017


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Servidores da área da saúde de Minas do Leão se reuniram nesta terça-feira, 11, em mais uma etapa do PMAQ (Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica). Esse programa foi criado em 2011 e tem como principal objetivo a avaliação dos sistemas de saúde dos municípios para que, a partir disso, possam ser traçadas metas de melhorias e mudanças.

A avaliação é composta por três etapas e, em uma delas, há uma autoavaliação das equipes de saúde do próprio município. Foi o que ocorreu nesta reunião. Vários pontos foram levantados por pessoas que atuam nas mais diversas áreas da atenção básica. Entre eles, a necessidade de atendimento odontológico e de vacinação no Posto de Saúde do Recreio.

As soluções encontradas temporariamente foram: as agentes comunitárias de saúde (ACSs) terão fichas para marcação antecipada de consultas com dentista, que ocorrem no posto do Centro, destinadas a moradores dos bairros Recreio, São José e Coreia; e a vacinadora, a partir de agosto, irá uma vez por semana aplicar vacinas no Posto do Recreio. Este posto foi totalmente reformado em 2016 e, ainda neste ano, deve haver a ampliação com sala de vacinas, consultório odontológico e sala de reuniões para as agentes de saúde.

As mudanças e melhorias no sistema de saúde do município colaboram para uma melhor avaliação no PMAQ. Isso, por consequência, dá ao município maiores possibilidades de conseguir recursos do Governo Federal para o setor. Além dessa etapa de autoavaliação e discussão interna das demandas, há a avaliação dos indicadores do município, principalmente com relação aos serviços prestados e quantidade de atendimentos. E também uma avaliação externa feita por um agente do próprio programa. Ele avalia a estrutura física das unidades de saúde e realiza entrevistas com as equipes e com usuários.

A secretária de Saúde de Minas do Leão, Melissa Wisniewski, ressalta a importância de sistemas de avaliação como o PMAQ, pois é um dos instrumentos que permite uma busca constante pela melhoria dos serviços. "Temos noção dos pontos que ainda precisamos melhorar no nosso sistema de saúde. Alguns dependem de recursos financeiros. Mas outros nem tanto. Podemos mudar algumas coisas com pequenas ações e para isso é importante ouvir todos os servidores e ter, também, essa avaliação externa que o PMAQ nos dá", comenta a secretária.