Abigeato é tema de reunião com secretário de Segurança

Categoria: Gabinete do Prefeito
Data de Publicação: 10 de janeiro de 2017

abigeato-e-tema-de-reuniao-com-secretario-de-seguranca

O crescimento das ocorrências de abigeato (roubo de animais, principalmente para abate) na Região Carbonífera motivou uma audiência de lideranças da região com o secretário de Segurança Pública, Cezar Schirmer, nesta terça-feira, 10. Vereadores, representantes de sindicatos rurais, produtores e outras lideranças, entre elas o prefeito de Minas do Leão, Miguel Almeida, externaram ao secretário os recentes casos de roubo de gado em propriedades da região, e o aumento significativo principalmente no ano passado.

Entre os pontos levantados pelas lideranças estão a deficiência no patrulhamento rural e a localização dos municípios, próximos à Capital e com possibilidade de fuga por rodovias ou mesmo pelo rio Jacuí. Segundo Schirmer, a Polícia Civil e a Brigada Militar têm realizado operações contra o abigeato em diversas regiões do Estado, e levantou a possibilidade de elas chegarem à Carbonífera.

Além disso, pediu apoio das prefeituras na fiscalização à carne que é comercializada nos açougues e outros comércios nos municípios. Segundo o secretário, cabe às vigilâncias sanitárias municipais certificar a qualidade do produto. Assim, poderia se combater possíveis direcionamentos para os comerciantes de carne produzida a partir do roubo de gado.

Minas do Leão, assim como outros municípios da região, tem uma grande área rural e isso acaba sendo um facilitador para o abigeato. No entanto, além deste crime, o roubo de maquinários agrícolas, como tratores, também está sendo registrado na região e preocupa os produtores rurais. O secretário de Segurança se comprometeu em analisar a possibilidade de reestruturação das patrulhas rurais na região, em complemento às operações da Polícia Civil e Brigada Militar.