Minas do Leão promove atividades em prol do Movimento Outubro Rosa

Categoria: Saúde
Data de Publicação: 19 de outubro de 2016

minas-do-leao-promove-atividades-em-prol-do-movimento-outubro-rosa
O movimento mundialmente conhecido como Outubro Rosa nasceu na década de 1990 tendo como objetivo estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente no mês de outubro e visa chamar atenção para a atual realidade do câncer de mama.

No dia 18 de outubro (terça-feira), a Secretaria Municipal de Saúde promoveu juntamente da equipe do PIM (Primeira Infância Melhor) e da Prefeitura Municipal, o Dia D de conscientização ao câncer de mama. Infelizmente, devido as fortes chuvas que acometem o estado desde domingo, não foi possível realizar a tradicional Caminhada das Vitoriosas, que sempre encerra as atividades do evento.

Pela manhã as atividades iniciaram com uma dinâmica com a educadora física Varlene Santos, que colocou todo mundo para dançar. Após a dinâmica, a enfermeira Simone Duarte palestrou sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer e do autoexame de toque, que pode e deve ser realizado pela mulher e que pode identificar a doença em qualquer estágio.

A secretária de saúde, Melissa Wisniewski, salientou que para fazer a mamografia pelo SUS, as pacientes devem procurar uma enfermeira nos postos de saúde dos bairros para a realização de uma entrevista, após o requerimento de consulta será feito pelo Posto de Saúde Rosa Mª Oliboni Luiz. Todos os meses, 25 mulheres são levadas até São Jerônimo para fazer o exame de mamografia.

O psicólogo Thomas Ribeiro ministrou uma palestra sobre os mitos e crenças da doença e sobre o tratamento psicológico em casos de câncer de mama. A Associação de Assistência a Pacientes Oncológicos e Transplantados (AAPOT) de Santa Cruz do Sul coordenou uma roda de conversas, onde os participantes compartilharam histórias de vida.

à tarde as consultoras da MARY KAY, Carla Gabriela Luiz e Tiana Knebel, proporcionaram um momento de beleza as participantes do evento, encerrando as atividades do dia.

Confira a galeria de fotos: