Reunião debate a doença do ‘Mormo’ em equídeos em Minas do Leão

Categoria: Saúde
Data de Publicação: 12 de agosto de 2015

reuniao-debate-a-doenca-do-mormo-em-equideos-em-minas-do-leao

Doença que está sendo tratada como um caso de saúde pública foi tema de reunião entre criadores, piquetes, CTGs e tradicionalistas da cidade.

Com a presença do Supervisor Regional da Inspetoria Veterinária de Rio Pardo, Amilcar Pereira Rego Neto, Médico Veterinário e da Inspetora Veterinária de Butiá, também Veterinária Giovana Tagliari, a reunião aconteceu na tarde desta terça-feira (11), na Câmara de Vereadores de Minas do Leão.

Diversos temas foram debatidos, a maioria deles ligados a doença do Mormo, que teve um caso confirmado no Rio Grande do Sul e atinge os animais equídeos e se não controlada pode ser transmitida até para os seres humanos.

Um normativa expedida pela Secretaria de Agricultura do Estado, obriga que todos os animais para se deslocarem de um local para o outro devem portar a GTA- Gui a de Transporte Animal, onde nela deve estar constado o certificado de propriedade do animal, a vacina da influenza e os exames de anemia e do Mormo.

De acordo com Amilcar é necessário que haja certa consciência coletiva nesse momento e que cada um dos proprietários faça sua parte, pois a doença é extremamente contagiosa, onde os animais infectados devem ser sacrificados.

- A Secretaria de Agricultura está fazendo sua parte que é a realização de estudos epidemiológicos, educação sanitária, além de fiscalizar e traçar estratégias para conter a doença, informou Amilcar.

Em seres humanos, só quem tem contato com as secreções do animal pode ser contaminado e se contrair a doença, em sua forma pulmonar, pode ser até fatal. O vírus é tão forte que fica durante toda a vida no animal, por isso é indicado o sacrifício.

A grande polêmica envolve também os custos para realização dos exames e das vacinas, que possuem validade de apenas 60 dias. O que piora a situação é estamos a um mês dos festejos farroupilhas, época que acontece grandes concentrações de cavalos por todo Estado.

- Os proprietários de animais devem saber que aquele momento de cavalos transitando livre, de um lado para o outro terminou, correndo pena de ser num primeiro momento advertido pela inspetoria e num segundo momento até multado. Quem recebe um animal em sua propriedade, sem GTA, também pode ser autuado pela inspetoria, concluiu o veterinário.

Conforme instruções da Inspetoria junto à Prefeita Silvia Lasek, uma reunião de trabalho será montada para que junto dos tradicionalistas e proprietários de equídeos, estratégias de emergências sejam montadas para a vacinação e a realização de exames em lotes de animais no município e para organizarem os festejos farroupilha de forma segura.

- Vamos nos reunir logo e decidir como iremos agir, mas a comunidade pode ficar tranquila, haverá Acampamento Farroupilha, haverá Semana Farroupilha e haverá Desfile Farroupilha em Minas do Leão, concluiu a Prefeita.

fotos da reunião em:http://minasdoleao.rs.gov.br/index.php?page=viewgaleria&key=253