Minas do Leão presente no 35º Congresso dos Municípios do Rio Grande do Sul

Categoria: Gabinete do Prefeito
Data de Publicação: 2 de julho de 2015

minas-do-leao-presente-no-35-congresso-dos-municipios-do-rio-grande-do-sul
Evento aconteceu nos dias 1 e 2 de julho no Centro de Eventos do Plaza São Rafael em Porto Alegre e contou com a presença de diversos prefeitos de todo Estado, incluindo a Prefeita de Minas do Leão, Silvia Lasek e o Vice-Prefeito, Toninho Oliboni.
O tema principal do congresso foi o "Pacto Federativo", que é o contrato de distribuição dos impostos arrecadados entre municípios, Estado e União, estabelecido desde 1988, onde a união fica com 60% dos impostos, o Estado com 25% e os municípios apenas 15%, algo insustentável nos dias de hoje.
De acordo com o Presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Sérgio Menegaz, a capacidade de investimento dos municípios com caixa próprio é de menos de 6% nos dias de hoje.
O Governador José Ivo Sartori reiterou que os municípios precisam ter autonomia para atender a coletividade da população. "Cartar a fita é fácil para inaugurar uma escola, um posto de saúde é fácil, quero ver manter as portas abertas", afirmou o governador.
A Prefeita Silvia Lasek acredita que o municipalismo é a chave para a solução de todos os problemas que envolvem os investimentos nas cidades.
"As pessoas vivem nos municípios, não no Estado e nem na União. A atual maneira como os impostos são divididos é injusta e só favorece um governo central, nas as municipalidades, onde as pessoas residem, trabalham, tem empresas e pagam seus impostos. A união precisa se dar conta que se o município vai bem, a região prospera, o Estado prospera e a União vai acabar ganhando também", afirmou a prefeita.
Aconteceram em paralelo ao evento o 2º Encontro de Lideranças Femininas do RS, o 2º Fórum Nacional de Dirigentes Municipais de Cultura e o 22º Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura do RS.