SMEC realiza VIII Seminário de Educação

Categoria: Educação e Cultura
Data de Publicação: 28 de julho de 2014

smec-realiza-viii-seminario-de-educacao
Com o tema "Socializando Práticas Pedagógicas" a Secretaria Municipal de Educação realizou nos dias 24 e 25 de julho, o VIII Seminário de Educação. Pela oitava vez, o evento contou com a participação dos professores da rede municipal, estadual e particular de ensino.
A abertura oficial do evento ficou por conta dos alunos do CIA, com uma peça teatral sobre educação escolar. O psicólogo e mestre Jeverson Reichow, graduado pela Universidade Católica de Pelotas, apresentou, no início da manhã do dia 24 a palestra "é preciso saber viver". No restante do dia, foram apresentadas as práticas pedagógicas da Escola São Miguel.
Na parte da noite, pais e professores assistiram à palestra "Família e escola: juntos podemos muito" realizada pelo animado prof Edison Prestes, conhecido como Prof Edinho de Santa Rosa, graduado em Química Industrial pela UFSM e palestrante há 18 anos.
O segundo dia começou com a apresentação do Projeto Futuraí e seguiu-se com as práticas pedagógicas das Escolas Francisco Antônio Luiz, Getúlio Dornelles Vargas e Ricardo Porto. Na parte da tarde, os alunos do CIA apresentaram o show "Mistérios da áfrica" e o Seminário foi encerrado com a palestra "Educar e aprender na escola do século XXI: novos desafios, novas práticas docentes", realizada pela Doutora em Ciências da Educação Ariana Cosme, que contou com a participação de seu marido Rui Trindade, Doutor em Ciências da Educação, formado e licenciado em psicologia pela Universidade do Porto.
A secretária de educação, Cristiane Ribeiro, enfatizou em diversas oportunidades o quão iluminado se mostrava o evento, relembrando o termo "sincronicidade", citado e explorado pelo palestrante Jeverson no primeiro momento do Seminário.