Agentes de Saúde de Minas do Leão participam de curso de qualificação

Secretarias: Secretaria de Saúde
Data de Publicação: 17 de março de 2023

agentes-de-saude-de-minas-do-leao-participam-de-curso-de-qualificacao

Na última quinta-feira (16), a Prefeitura de Minas do Leão entregou kits de auxílio para o trabalho das Agentes de Saúde. Estes conjuntos de materiais são obrigatórios para a participação no ‘Projeto Saúde com Agente’, que oferece Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde e Curso Técnico em Vigilância em Saúde, com Ênfase no Combate às Endemias. Viabilizado pela Secretaria Municipal de Saúde, a ação é fruto de uma parceria entre Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

As agentes já estão participando das aulas, que acontecem no sistema de Ensino à Distância (EAD), sendo que também terão atividades práticas presenciais. O curso qualifica para a realização de diagnóstico das condições de vida e saúde da população do seu território de atuação, de forma articulada, com profissionais da atenção básica, além de desenvolver um trabalho integrado com a vigilância em saúde e a atenção básica no território. Também propõe realizar ações de promoção e prevenção à saúde dos indivíduos e das famílias, desenvolver ações de planejamento integrado quanto a promoção, prevenção e controle das doenças e agravos no seu território de atuação.

Atualmente, o município conta com 10 agentes de saúde matriculadas no curso. As aulas práticas são realizadas com a preceptora Enfª Gabriella Jaime.

Nos kits recebidos pelas agentes, incluem:

1 colete;
1 mochila;