Free cookie consent management tool by TermsFeed Policy Generator

Notícias

Adolescentes com comorbidades poderão se vacinar

Categoria: Saúde
Data de Publicação: 22 de julho de 2021


adolescentes-com-comorbidades-poderao-se-vacinar
Adolescentes com comorbidades poderão se vacinar em Minas do Leão
 
Por orientação do Programa de Imunizações do governo do estado do Rio Grande do Sul, a prefeitura de Minas do Leão vai incluir adolescentes de 12 a 17 anos portadores de comorbidades no calendário de vacinação contra a Covid-19. O informe técnico também inclui adolescentes gestantes com comorbidades neste grupo prioritário.
 
Para ser imunizado, o adolescente deverá portar atestado médico que comprove a necessidade, além do documento de identificação do comprovante de residência. 
 
A dose autorizada para este grupo populacional considerado de risco é a Pfizer. A aplicação da segunda dose para este grupo prioritário está prevista para acontecer após 10 semanas de intervalo.
 
Confira a lista de comorbidades:
- Obesidade Grave: Acima do percentil 97 ou escore Z acima de 2 desvios – através das avaliações e curvas de crescimento. 
 
- Pneumopatias Crônicas Graves: Asma; Uso de medicamentos como broncodilatador de longa ação (formoterol/salmenterol) + corticoide inalatório; Uso de corticoide sistêmico (oral) contínuo; História prévia de internação hospitalar /UTI (após os dois anos de idade); Displasia Broncopulmonar.
 
- Outros Imunodeprimidos: Doença Congênita/Rara/Genética/Autoimune; Neoplasias ou outras condições que prejudiquem a resposta imunológicas no momento atual (em
tratamento); Cardiopatias congênitas com consequências sistêmicas; Doenças reumatológicas com uso de medicamentos imunossupressores; Pessoa vivendo com HIV; Neoplasias ou doenças hematológicas em tratamentos ou que justifiquem imunossupressão. 
 
- Hemoblobinopatia Grave: Doença Falciforme ou Talassemia Maior.
 
- Doença Cardiovascular: Cardiopatias nas quais o quadro clínico cause comprometimento sistêmico.
 
- Doença neurológica:  Doença neurológica com comprometimento de deglutição ou situação que aumente risco de doença pulmonar ou doença cardiovascular. Acidente Vascular Encefálico; Mielite Transversa; Paralisia cerebral com descrição de limitações.
 
- Diabete Mellitus: Diabete Mellitus (Tipo1); Crianças com condição insulino-dependente Receita de insulina e/ou dosagem de hemoglobina glicada alterada.
 
Para ter acesso ao documento oficial e ter mais detalhes sobre o quadro de comorbidades, acesse o link: http://minasdoleao.rs.gov.br/transparencyportal/20210722093541.pdf