Free cookie consent management tool by TermsFeed Policy Generator

Notícias

Minas do Leão inicia vacinação dos acamados a partir de amanhã e dos idosos com mais de 85 anos na quinta

Categoria: Saúde
Data de Publicação: 8 de fevereiro de 2021


minas-do-leao-inicia-vacinacao-dos-acamados-a-partir-de-amanha-e-dos-idosos-com-mais-de-85-anos-na-quinta
O município de Minas do Leão, através da Secretaria de Saúde, dá mais um passo no plano de vacinação contra a Covid-19. Após o término da vacinação de todos os profissionais envolvidos na área da saúde, tanto os servidores públicos quanto os da rede privada, chegou a hora de vacinar as pessoas acamadas. 
 
Respeitando as Resoluções e Normativas Técnicas encaminhadas pela Secretaria Estadual de Saúde, serão vacinados, além do acamado, também o seu cuidador principal, ou seja, para cada acamado, um cuidador será vacinado. 
 
A Secretaria de Saúde possui cadastro de todo o grupo contemplado nesta etapa e a vacinadora irá em todas as casas a partir desta terça-feira, 9 de fevereiro. O familiar e/ou cuidador que será vacinado deverá estar munido de documento de identidade para que a vacinadora preencha o formulário em que a família deverá declarar e assinar no momento da vacinação, indicando o cuidador oficial.
 
O que já foi feito
 
Até o momento, o município recebeu 172 doses de vacinas e 84 pessoas, que compõem a rede de trabalhadores da saúde do município, foram vacinadas. Esta ação segue o Informe Técnico do Ministério da Saúde de 19/01/2021, anexo 1, que descreve os grupos prioritários para vacinação. Das 172 doses recebidas, estão inclusas 41 da segunda dose de vacinas para os trabalhadores da saúde que receberam a CoronaVac,  do Instituto Butantan, que começará a ser aplicada a partir do dia 18 de fevereiro.
 
Vacinação dos idosos
 
Já nesta quinta-feira, dia 11, o município receberá mais 110 doses de vacinas que serão destinadas para o término dos acamados e seus cuidadores e para iniciar a vacinação dos idosos a cima de 80 anos. 
 
Como será um número ainda reduzido de vacinas - cerca de 90 doses para os idosos - o critério da ordem de vacinação será de iniciar pelo mais velho e, gradativamente, vacinar os mais jovens. As vacinadoras também irão até a casa dos idosos para aplicar a vacina. 
 
Hoje, a Secretaria de Saúde possui um cadastro-base dos idosos do município. Mas é importante que o cadastro dos idosos esteja atualizado. A SMS sugere que os familiares dos idosos procurem o posto de saúde do seu bairro para isso: Posto Centro, 3694.1193; Posto São Miguel, 3080.0006; Posto Recreio: 3694.1087.
 
Porém, para agilizar o trabalho, a administração pede a toda comunidade, assim como já foi feito em outras campanhas de vacinação, que identifiquem suas casas colocando um "PANO BRANCO" no portão/porta. Isso facilitará a identificação da equipe, mostrando que ali reside morador com mais de 80 anos.