Free cookie consent management tool by TermsFeed Policy Generator

Notícias

Vacina contra a poliomielite será aplicada a partir próxima semana; atenção para as datas em Minas do Leão 

Categoria: Saúde
Data de Publicação: 1 de outubro de 2020


vacina-contra-a-poliomielite-sera-aplicada-a-partir-proxima-semana-atencao-para-as-datas-em-minas-do-leao
Tem início na próxima segunda-feira, 5 de outubro, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Devido à pandemia da Covid-19, até o dia 16, a vacinação ocorre a domicílio. Já no sábado (17), intitulado como Dia "D", será realizado um drive thru para a realização. A Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação também ocorrerá em outubro, simultaneamente. O foco das ações é atingir crianças e adolescentes de até 15 anos.
 
Vacina da Polio: crianças de 1 ano a 5 anos incompletos serão vacinadas. Para este grupo a vacina é obrigatória. O procedimento vai ser realizado a domicílio, entre o dia 5 e 16 de outubro, com exceção do dia 12, em que é feriado, das 13h às 17h. Para isso, solicitamos que os responsáveis pelas crianças coloquem um pano branco no portão de suas casas na finalidade de facilitar a identificação dos lares em que ocorrerá a vacinação.
 
Sábado, dia 17, haverá o Dia "D": em frente ao Posto do Centro, ocorrerá um drive thru de vacinação. A entrada será pela rua Senador Salgado Filho. Quem não tiver carro pode ir a pé ou de qualquer outra forma e se dirigir ao pátio da Secretaria Municipal de Saúde. Lá terão profissionais para auxiliar e evitar aglomerações, respeitando as orientações do Ministério da Saúde diante da pandemia. Em caso de chuva, a ação será adiada. Já a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação, a partir do dia 19 de outubro, poderá ser realizada mediante agendamento pelo telefone (51) 3694-1262.
 
Poliomielite (paralisia infantil) é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos e em casos graves pode acarretar paralisia nos membros inferiores. A vacinação é a única forma de prevenção. Todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas.