Minas do Leão passa a integrar a região da Costa Doce no sistema de bandeiras

Categoria: Geral
Data de Publicação: 31 de julho de 2020

minas-do-leao-passa-a-integrar-a-regiao-da-costa-doce-no-sistema-de-bandeiras

O governo do estado anunciou nesta quinta-feira, 30, uma alteração na composição das regiões que compõem o Plano de Distanciamento Controlado. Essa mudança afeta Minas do Leão e a Região Carbonífera. A partir do dia 7 de agosto, o município passará a integrar a região da Costa Doce no sistema, tendo Guaíba como a cidade principal, deixando de integrar a regional de Porto Alegre.

O novo agrupamento, que inclui Minas do Leão, terá 19 municípios. Os novos leitos de UTI habilitados nos hospitais de São Jerônimo e de Charqueadas são um dos motivos que, neste momento, possibilitaram a mudança, fazendo com que a Região Carbonífera não dependa mais diretamente só dos hospitais de Porto Alegre se pacientes precisarem de terapia intensiva.

O prefeito de Minas do Leão e presidente da Associação dos Municípios da Região Carbonífera, Miguel Almeida, avalia a mudança como positiva. "Não se trata de querer maior ou menor facilidade para ter uma bandeira ou outra, mas sim de tratarmos a Região Carbonífera com as especificidades da região propriamente. Estamos, neste momento, sendo muito penalizados pela situação específica de Porto Alegre. Com a nova divisão acreditamos que as bandeiras possam traduzir um pouco melhor a situação da pandemia na nossa região", comentou Miguel.

Municípios da nova região (Costa Doce/Carbonífera)

• Arambaré
• Arroio dos Ratos