Escolas de Minas do Leão chegam a 72% dos alunos acessando as atividades online

Categoria: Educação e Cultura
Data de Publicação: 3 de junho de 2020

escolas-de-minas-do-leao-chegam-a-72-dos-alunos-acessando-as-atividades-online

Implementado há duas semanas nas escolas da rede municipal de ensino de Minas do Leão, o sistema de disponibilização de conteúdos online segue crescendo, atingindo mais alunos. Nesta terça-feira, 2, os dados apontavam para uma média de 72% dos alunos cadastrados no sistema EducarWeb e acessando as atividades. Das 1.009 matrículas ativas, 729 já estão acessando a plataforma.

O percentual varia de acordo com cada escola e, com esses dados, a Secretaria Municipal de Educação pode centrar mais esforços nas escolas onde o número está mais baixo. No entanto, na avaliação da SMEC, os números estão dentro do esperado, pois um diagnóstico feito nessas duas semanas de teste mostrou que parte dos alunos realmente não teriam como acessar as atividades.

"Encontramos situações diversas, desde a falta do celular até a falta de cobertura de sinal de dados na residência, mais comum na área rural. Identificamos um a um os alunos e as suas dificuldades e montamos planos para eles, como retirarem as atividades na escola ou receberem em casa, levadas pelos motoristas da SMEC, essa última opção para quem mora a mais de 2,5 km da escola. Os alunos que moram na zona rural e os que tenham necessidades especiais também recebem as atividades em casa. Ou seja, ninguém vai ficar sem as atividades", destaca a secretária de Educação, Cristiane Schwantes.

O setor de Tecnologia da Informação da prefeitura, integrado por Geraldo Santos, Daniel Oliboni e Robson Cunda, está dando suporte à SMEC, às direções das escolas e professores e também aos familiares para o acesso aos conteúdos no EducarWeb. As atividades estão sendo disponibilizadas na plataforma desde o dia 18 de maio. O sistema já vinha sendo utilizado nas escolas para controle de frequência, notas e avisos às famílias. O avanço, neste momento, ocorreu exatamente na disponibilização de conteúdos e no contato direto de professores e alunos.

A solução foi pensada rapidamente, em função da pandemia e do fechamento das escolas. "Estamos todos nos adaptando e é preciso reconhecer o esforço de todos neste processo", frisa a secretária Cristiane. A SMEC de Minas do Leão aguardará as sinalizações por parte do Governo do Estado para qualquer retorno às atividades presenciais nas escolas. Até o momento, é certo que isso não ocorrerá em junho.