Prefeitura e Câmara de Vereadores doarão botijões de gás a 150 famílias leonenses

Categoria: Geral
Data de Publicação: 8 de maio de 2020

A prefeitura de Minas do Leão e a Câmara de Vereadores se uniram em mais uma ação para auxiliar famílias carentes durante a pandemia do coronavírus. Através do Fundo Municipal criado para financiar as ações de combate à Covid-19, serão dados 150 botijões de gás às famílias em maior vulnerabilidade do município, segundo os cadastros da Secretaria de Assistência Social. O fundo está sendo composto, essencialmente, a partir da redução de salários do prefeito, vice-prefeito, secretários e da ajuda dos vereadores.
A expectativa é de que os botijões sejam entregues até o dia 20 de maio, pois será necessário fazer uma licitação para a compra. No entanto, o município chamará para o processo licitatório, do modelo carta-convite, apenas distribuidora de gás de Minas do Leão, a fim de fomentar as empresas locais. Neste momento de pandemia, no qual as pessoas estão ficando mais em casa, também há um aumento do consumo do gás de cozinha.
Segundo o prefeito Miguel Almeida, a escolha pelos botijões de gás, neste momento, ocorreu por ser um insumo praticamente indispensável na casa das famílias. "Não queremos que moradores da nossa cidade voltem ao fogão de lenha porque não conseguiram ter um botijão de gás e infelizmente essa realidade não está distante. As maiores dificuldades estão batendo à porta exatamente daquelas famílias que já estavam em uma situação de vulnerabilidade e precisamos estar ao lado delas", destacou o prefeito.
O presidente da Câmara Municipal, Dilon Gonçalves, salientou a parceria dos vereadores nesta ação e no incremento de recursos para o Fundo Municipal. "Já destinamos duas parcelas de R$ 10 mil para as ações de combate à pandemia, seja para a área da saúde ou para a social, como é o caso desta ação de doação dos botijões de gás. Seguiremos junto com o Executivo auxiliando e ajudando naquilo que for preciso", comentou o vereador Dilon.
O município também manterá a doação de cestas básicas em número maior que o habitual, a fim de contemplar as famílias mais carentes, inscritas no Cadastro único. Além disso, a doação da merenda que iria para as escolas está sendo feita a cada 15 dias. Além disso, outras ações estão sendo implementadas com os recursos do Fundo Municipal criado para incrementar as ações de saúde e sociais no combate à pandemia.