Saúde organiza pontos de drive-thru para aplicar vacina da gripe em doentes crônicos

Categoria: Saúde
Data de Publicação: 13 de abril de 2020

saude-organiza-pontos-de-drive-thru-para-aplicar-vacina-da-gripe-em-doentes-cronicos

A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe começa nesta semana. O principal grupo atendido nesta fase será o de pessoas com doenças crônicas. Para evitar a ida dos cidadãos até os postos de saúde, a Secretaria Municipal de Saúde, com apoio do Departamento de Trânsito, organizou dois pontos de drive-thru na cidade para que a vacina possa ser tomada sem sair do carro.

Será nesta quinta-feira, dia 16, das 13h às 17h. O primeiro ponto de vacina ficará em frente ao Centro Municipal de Saúde Rosa Maria Oliboni Luiz, no Centro, e o acesso deverá ser feito pela Rua Ricardo Souza Porto. O segundo ponto será perto do Posto de Saúde João Thadeu de Vargas Alves, no bairro Recreio. Nos locais haverá fiscais orientando o trânsito.

O que é o drive-thru? é uma forma de obter determinado serviço/produto sem sair do carro. A ideia é que a pessoa passe em baixa velocidade pelo local e apenas abrindo o vidro do carro possa ser atendida.

Quem for tomar a vacina no Centro: acesse a Rua Ricardo Souza Porto pela Avenida Getúlio Vargas. Quase na esquina com a Avenida Alberto Pasqualini, em frente ao Posto de Saúde, as equipes estarão aplicando as vacinas. Não é necessário descer do carro para tomar.

Quem for tomar a vacina no Recreio: haverá dois pontos de vacinação, nos dois sentidos da Rua Ulisses Guimarães. Um deles, que deverá ser usado para quem estiver no sentido centro-bairro, ficará no acesso à Rua Valdemar de Souza Leites, onde há um recuo. O outro ponto, para quem está indo em direção ao centro, será atrás do posto de saúde.

Para tomar a vacina basta apresentar algum atestado médico em que fique comprovada a doença crônica ou mesmo receita dos remédios que a pessoa costuma tomar. Se encaixam neste critério doenças respiratórias crônicas, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, imunodeprimidos, obesos, transplantados e portadores de trissomias.

E quem não pode ir nos drive-thrus? A Secretaria Municipal de Saúde pede que as pessoas que não conseguirem comparecer nos dois pontos na quinta-feira, 16, entrem em contato com os postos de saúde pelos telefones abaixo e informe nome e endereço do morador que precisa tomar a vacina. Será montado um roteiro, a partir do dia 17, para a vacinação em domicílio, sem precisar que as pessoas se dirijam até as unidades de saúde.

Telefones dos postos de saúde:
- Posto do Centro – 3694.1193 e 997743880.
- Posto do Recreio – 3694.1087.
- Posto São Miguel – 3080.0006.