Município recebe 25 máscaras de acrílico doadas pelo Parque Tecnológico da Unisc

Categoria: Geral
Data de Publicação: 11 de abril de 2020

municipio-recebe-25-mascaras-de-acrilico-doadas-pelo-parque-tecnologico-da-unisc

O município de Minas do Leão conseguiu a doação de 25 máscaras de acrílico para uso dos profissionais da saúde. Os materiais foram produzidos e doados pelo TecnoUnisc, o Parque Tecnológico da Unisc (Universidade de Santa Cruz do Sul).

O pedido em nome do município foi feito pelo cientista da computação Daniel Oliboni, ex-aluno da universidade. Nesta sexta, ele mesmo foi até a universidade retirar os componentes, essenciais para o trabalho dos profissionais. Além das 25 máscaras, que já estão à disposição da Secretaria de Saúde de Minas do Leão, a Unisc também tinha outras 15 disponíveis, que foram doados para o Hospital de Butiá.

"Vi o post de um ex-professor meu, Leonel Tedesco, falando sobre a produção das máscaras no Parque Tecnológico da Unisc. Entrei em contato com ele e, depois, com o diretor do TecnoUnisc, professor Rafael Kirst. Destaquei que Minas do Leão tem encontrado dificuldade para obter itens dos EPIs no mercado, dada a alta procura. Rapidamente o professor Rafael falou da disponibilidade e fui até lá buscar, conseguindo algumas para o Hospital de Butiá também", comentou Daniel, que atua no setor de Tecnologia da Informação da prefeitura.

As máscaras faciais, do modelo Face Schield, estão sendo produzidas em impressoras 3D do Laboratório de Desenvolvimento de Produtos e da Maquetaria do TecnoUnisc. Ainda nesta semana, hospitais de Santa Cruz e Vera Cruz receberam kits com as máscaras. A empresa Xalingo se somou ao projeto e irá contribuir com a produção das máscaras. Com a tecnologia da qual a empresa dispõe, será possível ampliar a quantidade de máscaras produzidas por dia, beneficiando gratuitamente mais instituições de saúde da região.