Minas do Leão doa alimentos da merenda escolar a famílias carentes do município

Categoria: Geral
Data de Publicação: 2 de abril de 2020

minas-do-leao-doa-alimentos-da-merenda-escolar-a-familias-carentes-do-municipio

O município de Minas do Leão começou a entregar nesta quinta-feira, 2, cestas com alimentos da merenda escolar para famílias de baixa renda. Os alimentos foram selecionados e separados em conjunto pelas equipes das secretarias de Educação e Assistência Social. Neste primeiro momento, 59 famílias estão sendo contempladas e a expectativa é ampliar o número. A ação faz parte das medidas adotadas pelo município para auxiliar os moradores neste momento de crise imposto pelo Coronavírus.

O critério adotado foi o de contemplar famílias em situação de vulnerabilidade, que tenham cadastro no Cadúnico, do Governo Federal, que estejam cadastradas no Bolsa Família e possuam filhos matriculados nas escolas municipais de Minas do Leão. Não foi possível montar todas as cestas exatamente com os mesmos mantimentos, pois havia quantidade maior de alguns produtos e menor de outros. As equipes, no entanto, distribuíram os alimentos para que todos tivessem um kit de qualidade, nutritivo e com variedade de produtos.

Entre os alimentos que compuseram as cestas estão leite integral, peito de frango congelado, macarrão, sal, óleo de soja, açúcar, farinha de trigo, chocolate em pó e verduras como repolho, tempero verde, couve, cebola, alface, batata doce e aipim.

De acordo com o prefeito Miguel Almeida, o objetivo do município é atender mais famílias nas próximas semanas. Isso será possível com a chegada de mais mantimentos. "Toda a compra que já havíamos feito para a merenda das escolas será destinada às famílias dos alunos. Nosso plano é fazer as doações a cada 15 dias. Tentaremos, sim, ampliar o leque de famílias beneficiadas", destacou o prefeito.

Miguel ainda frisou que é uma forma que o município tem de auxiliar, principalmente as famílias mais humildes, para as quais cestas como as que foram entregues hoje fazem toda a diferença. Toda a seleção dos alimentos e montagem dos kits teve acompanhamento nutricional especializado.

O Congresso Nacional aprovou, nos últimos dias, um projeto que prevê a distribuição dos alimentos originalmente adquiridos para a merenda escolar. O foco é exatamente contemplar famílias dos alunos.

Kits de limpeza e cestas básicas

O município também irá destinar kits de limpeza e higiene pessoal para os moradores. O critério será semelhante ao adotado para a destinação das cestas de alimentos. A distribuição deve iniciar nos próximos dias. Também será ampliada a doação de cestas básicas, pela Secretaria de Assistência Social, para famílias carentes. O número de cestas será ampliado, além da quantidade de itens.