Posto do Recreio é reinaugurado e passa a prestar mais serviços à população

Categoria: Saúde
Data de Publicação: 23 de dezembro de 2019

posto-do-recreio-e-reinaugurado-e-passa-a-prestar-mais-servicos-a-populacao

As novas instalações do Posto de Saúde João Thadeu de Vargas Alves, no bairro Recreio, em Minas do Leão, foram inauguradas nesta sexta-feira, 20 de dezembro. A unidade estava em obras desde junho deste ano. As ações tiveram investimento de R$ 117 mil com recursos próprios do município e serviram para praticamente dobrar o tamanho do posto.

Entre as melhorias estão a construção de um consultório odontológico, ampliação do consultório médico e salas para enfermagem, esterilização, vacinas, agentes comunitárias de saúde e de reuniões. Além disso foi feita a ampliação do ambulatório e cozinha, com instalação de lavanderia, e banheiros feminino e masculino com acesso para cadeirantes.

O prefeito Miguel Almeida destacou, na reabertura do posto de saúde, a importância das obras que melhoraram as condições internas tanto para a população que frequenta a unidade como para todos os profissionais da saúde que nele atuam. "Estamos, hoje, colocando este posto a serviço da comunidade, principalmente os moradores dos bairros Recreio e São José, que são os principais usuários. Nos orgulha sobretudo porque foram recursos dos próprios leonenses que possibilitaram a realização desta obra", destacou o prefeito.

Atualmente, o Posto João Thadeu de Vargas Alves oferece serviços de acolhimento, grupos de educação em saúde, consulta de enfermagem, atendimento médico, planejamento familiar, dispensação de preservativos e contraceptivos, vacinas, acompanhamento da gestante e do bebê, curativos, nebulização, testes rápidos de HIV, hepatite e sífilis, exame preventivo do câncer de colo de útero, aplicação de medicamentos, verificação de pressão arterial e glicose, além do trabalho das agentes comunitárias de saúde e visitas domiciliares.

A previsão é de que até o primeiro trimestre de 2020 os atendimentos odontológicos comecem a ser feitos no posto, poupando os moradores da região de terem que buscar atendimento do dentista no posto do Centro. Da mesma forma, a Sala de Vacinas da unidade de saúde deverá estar funcionando até março do ano que vem. No posto de saúde do bairro Recreio funciona uma Estratégia de Saúde da Família, programa que foca na prevenção das doenças e no acompanhamento do paciente de maneira rotineira. Nos postos do Centro e São Miguel também há ESFs atuando.

A secretária de Saúde de Minas do Leão, Jociane Puchpon, afirma que a nova estrutura permitirá que o atendimento aos moradores seja feito com ainda mais qualidade. "Nossas instalações internas foram completamente reestruturadas. Novo mobiliário, novas repartições e o melhor de tudo: novos serviços à população, como dentista e vacinação. Sem dúvida é um acréscimo significativo em termos de atendimento principalmente ao Recreio e São José", comentou a secretária.

No ato de reabertura do Posto do Recreio também estiveram presentes o vice-prefeito Vilmar Lobão, o presidente da Câmara Municipal, Paulo Freitas, o vereador Renato Cougo, secretários municipais PC Nunes, Vagner Cunda e Toninho Oliboni e a ex-secretária de Saúde Melissa Wisniewski. Também acompanharam o evento trabalhadores da área da saúde do município. As obras no posto de saúde foram executadas pelo empresário leonense João Davi de ávila, vencedor da licitação.