Free cookie consent management tool by TermsFeed Policy Generator

Notícias

Segunda maior do Brasil, Cavalgada das Prendas de Mina do Leão ocorre no dia 13

Categoria: Geral
Data de Publicação: 3 de outubro de 2019


segunda-maior-do-brasil-cavalgada-das-prendas-de-mina-do-leao-ocorre-no-dia-13

A oitava edição da Cavalgada das Prendas de Minas do Leão ocorre no dia 13 de outubro, domingo. Trata-se da segunda maior cavalgada de mulheres do Brasil, atrás apenas de Cambará do Sul. No ano passado, 178 prendas participaram das atividades. A cavalgada tem 12 horas de atividades, começando pela recepção das prendas e cavalos às 6h, quando será servido café da manhã e feita a verificação dos exames dos animais e a GTA (Guia de Trânsito Animal). Isso ocorrerá em frente à caixa d'água Corsan. 

 

às 8h o percurso começará a ser feito. As cavaleiras percorrerão um trecho de 26 km entre o Centro da cidade e o Piquete Os Buenachos, que fica na Ponte de Arame, Butiá. Durante o almoço, haverá show da banda Impacto da Vaneira e, na sequência, atividades recreativas. A cavalgada deve iniciar o retorno ao Centro às 15h30. 

 

Amanda Abreu, uma das coordenadoras da cavalgada, ressalta que o objetivo é destacar o papel da mulher não apenas no culto às tradições gaúchas próximo ao mês farroupilha, mas durante todo o ano nas atividades da pecuária e agricultura. "A mulher tem papel fundamental neste setor, um dos mais importantes do nosso Estado. Fazemos a Cavalgada das Prendas há oito anos sempre buscando destacar o nosso papel, mostrar que podemos, sim, andar a cavalo e praticar esportes que o meio tradicionalista nos proporciona igualmente", comenta Amanda. "Esse dia é um momento que fica marcado no coração de cada uma, reforçando a importância e valor que todas nós temos, algo pra ser indescritível, emocionante, para termos orgulho de onde viemos e de onde somos". 

 

A cavalgada somente aceita a participação de mulheres. Na inscrição, cada participante doou um quilo de alimento. O montante arrecadado já está sendo destinado a famílias do município que necessitam. A organização também exige que todos os animais tenham exames de mormo e anemia, além da GTA, em dia.