ASMURC se reúne em Minas do leão e recebe representantes da Brigada Militar

Categoria: Gabinete do Prefeito
Data de Publicação: 19 de setembro de 2019

asmurc-se-reune-em-minas-do-leao-e-recebe-representantes-da-brigada-militar

A Associação dos Municípios da Região Carbonífera (ASMURC) se reuniu na última semana Prefeitura de Minas do Leão, para discutir diversas pautas comum aos municípios, sendo o principal a segurança pública. O Tenente Oliveira e o Sargento Rudinei, de Pelotão da BM de Butiá, compareceram à reunião e explicaram questões envolvendo o efetivo da corporação. Sobre os PMs de Minas do Leão, uma audiência pública deverá ser realizada na primeira quinzena de outubro a fim de discutir o tema tendo em vista que o município tem o pior déficit de brigadianos da região.

Já sobre o projeto do Polo Carboquímico - que, de acordo com os representantes da ASMURC, desenvolve ao Estado novas tecnologias e geração de empregos - os prefeitos afirmaram que há muito desconhecimento acerca do tema - tanto por parte da população como pelos representantes do Rio Grande do Sul na Assembleia Legislativa.

Apesar de estar em pauta nos projetos da União, a duplicação da BR-290 também foi tema no encontro. Contudo, as prioridades, no momento, são para o término da Ponte do Guaíba e a BR-116. Já com relação a pagamentos indevidos do INSS, foi tratada a compensação que os municípios terão direito. Uma orientação será feita aos prefeitos em nova reunião a partir da apresentação de profissionais jurídicos da área tributária.

Ainda, um ponto levantado pelos prefeitos Helton e Gustavo foi sobre a Barragem de General Câmara. As comportas já não fecham e isso acarreta na passagem da água mesmo em tempos de estiagem. Todos os municípios que se abastecem dela são afetados com o problema e assim foi solicitada uma formação de força-tarefa aos representantes da ASMURC com o objetivo de sensibilizar o Governo Federal acerca do tema.

Estiveram presentes da reunião, por parte da ASMURC, os prefeitos de Minas do Leão, Miguel Almeida; Butiá, Daniel Pereira de Almeida; Arroio dos Ratos, Luciano Leites Rocha; General Câmara, Helton Holz Barreto; Vale Verde, Gustavo Schuh; e o vice-prefeito de São Jerônimo, Júlio César Prates Cunha. Após a reunião, eles foram recebidos no Acampamento Farroupilha de Minas do Leão, que estava ocorrendo na Praça Cândido de Oliveira. No local, saborearam um café campeiro.