Momento Cultural Gaúcho e casal homenageado marcam Acampamento Farroupilha na semana

Categoria: Educação e Cultura
Data de Publicação: 19 de setembro de 2019

momento-cultural-gaucho-e-casal-homenageado-marcam-acampamento-farroupilha-na-semana

Na última terça-feira, 17, o já tradicional Momento Cultural Gaúcho movimentou a Semana Farroupilha de Minas do Leão. Escolas de diferentes graus de instrução realizaram apresentações de dança da cultura tradicionalista do Rio Grande do Sul. Na ocasião, o casal homenageado deste ano, Lauro Luiz de Souza e Anna da Silva de Souza, também esteve presente para a condecoração.

Com saudação inicial a Paixão Cortes, figura folclórica importante para o tradicionalismo gaúcho e que faleceu no ano passado, o evento contou com as apresentações das escolas EMEI, EMEF Ricardo Porto, EEEM Horta Barbosa, EEEF Getúlio Dornelles Vargas, EFAL e EMEF São Miguel. Confira o que cada escola apresentou:

EMEI - Xote Carreirinha e Dança dos Facões

EMEF Ricardo Porto - Uma memória sobre Paixão Cortes e a Dança Xote Carreirinha

EEEM Horta Barbosa - Apresentação cênica e dança

EEEF Getúlio Dornelles Vargas - Dança Maçanico

EFAL - Dança Mulher Gaúcha

EMEF São Miguel - Grupo TWD07, dança e música

O encerramento do evento fez alusão novamente a Paixão Cortes, que é o tema da Semana Farroupilha de Minas do Leão deste ano, e foi reforçada a importância de cultivar e manter as tradições do Rio Grande do Sul.