Prefeitura aprimora seus atendimentos disponibilizando tablets para as agentes de saúde

Categoria: Saúde
Data de Publicação: 13 de setembro de 2019

prefeitura-aprimora-seus-atendimentos-disponibilizando-tablets-para-as-agentes-de-saude
Com o objetivo de facilitar atendimentos e organizar informações, na manhã desta quinta-feira, 12, a Secretaria de Saúde adquiriu seis tablets. A partir destes, de acordo com Daniel Oliboni, responsável pelo Departamento de Informática, será possível agendar, marcar o local da visita das agentes da saúde e, por meio do GPS dos dispositivos, mapear onde foram as visitas, em quais horários e as datas, consolidando assim uma base de dados que a Secretaria terá acesso.

Secretária da Saúde, Jociane Puchpon acredita que o papel da Secretaria é o de promover e prevenir o cuidado com a saúde. Por meio da atuação online, o projeto é uma via de mão dupla: ao mesmo tempo que facilita o trabalho dos profissionais da saúde, beneficia a população leonense na qualidade do atendimento. Sem os tablets, por exemplo, era necessário anotar tudo em papel e depois transcrever para o computador. Agora a informação já será diretamente unificada, armazenada e encaminhada ao Sistema único de Saúde (SUS).

De acordo com o prefeito Miguel Almeida, a melhora que vem com os tablets faz parte do conjunto de ações que a Secretaria da Saúde vem realizando. Com os tablets, a base de dados fica visível a todos os envolvimentos. "é a integração entre todos os participantes da cadeia da saúde para a informação não ficar na mão de uma pessoa só. A ideia é fazer a informação circular e de forma rápida", declara Almeida.

Os tablets já estão configurados e prontos para serem utilizados pelas agentes da saúde. Esta é a fase de implementação de um sistema que já vinha sendo feito desde fevereiro deste ano. Com os tablets, o consumo de papel será eliminado, a informação será mais ágil e em tempo real.