Feira de Ciências de Minas do Leão destaca trabalhos de todas as escolas em Minas do Leão

Categoria: Educação e Cultura
Data de Publicação: 20 de agosto de 2019

feira-de-ciencias-de-minas-do-leao-destaca-trabalhos-de-todas-as-escolas-em-minas-do-leao
A edição deste ano da Feira de Ciências, Matemática e Mais Saberes de Minas do Leão movimentou o Ginásio Municipal Eraldo Machado na última sexta-feira, 16. Durante toda a tarde, alunos das seis escolas do município - quatro municipais e duas estaduais - apresentaram, junto aos professores, os trabalhos produzidos e selecionados nas etapas de cada escola ao longo do primeiro semestre. Todos os participantes receberam medalhas e aos vencedores ainda foi dado um troféu.

Esta feira é realizada em Minas do Leão desde 2011 e coordenada pela Secretaria de Educação e Cultura. Neste ano, a equipe avaliadores dos projetos foi composta por Andreia Lacerda (pedagoga, supervisora da Secretaria de Educação de Butiá), Angela Maria da Silva (presidente do CME de Butiá), Denice Pakulski (coordenadora pedagógica da SMEC de Arroio dos Ratos), Emerson Cordeiro (gerente da empresa Modulare Brasil), Gilmar Teixeira (professor, coordenador da Universidade Aberta do Brasil), Jociane Puchpon (técnica em enfermagem da Secretaria de Saúde de Minas do Leão), Marcelo Soares (formado em Economia e Contabilidade, sócio das empresas RTN e Modulare Brasil) e Renata Binkoski (mestra em Educação em Ciências e Matemática pela PUCRS).

A Escola Municipal São Miguel foi premiada nas categorias Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais e Ensino Fundamental Anos Finais, a Escola Estadual Horta Barbosa venceu nas categorias Ensino Médio e EJA Ensino Médio e a Escola Municipal Ricardo Porta na categoria EJA Ensino Fundamental.  Os trabalhos premiados representarão o município na Fecimes (Feira de Ciências, Matemática e Mais Saberes), que será realizada em Pelotas no final de setembro envolvendo participantes de todo o Estado.

Uma mostra de trabalho também foi apresentada por alunos do Atendimento Educacional Especializado da Escola Municipal Francisco Antônio Luiz. Coordenados pela professora Marcia Leite, os alunos Mirela dos Santos, Paula Vieira, Laura dos Santos e Nathaly Miler apresentaram o trabalho Uma simples semente despertando o aprender que abordou importância da diversidade e da inclusão nos processos de aprendizagem, incluindo alunos especiais em todos os contextos e projetos.

PREMIADOS

CATEGORIA EJA - ENSINO FUNDAMENTAL:
Tema: Economia Doméstica
Professora Alzira Pereira de Souza e alunas Ila Maria Alves dos Santos e Loreci Pereira Marins (EMEF Ricardo Porto)

CATEGORIA EJA - ENSINO MéDIO:
Tema: Bela Abelha - A Importância das Abelhas
Professora Sandra Andréa Moraes Viezzer  e aluno Allan Marcos Monteiro Rocha (EEEM Eng. Frederico Horta Barbosa)

CATEGORIA ENSINO MéDIO:
Tema: A Importância da Robótica e Programação no Ensino Aprendizagem
Professora Márcia dos Santos Leite e alunos Fernando Medeiros de Almeida e Wiliam Nunes Ribeiro dos Santos (EEEM Eng. Frederico Horta Barbosa)

CATEGORIA  EDUCAçãO  INFANTIL:
Tema: Famílias Conectadas
Professora Naira Leone Silveira Corrêa    alunos Gustavo Gonçalves Goergen e Samuel Vilande Oliveira (EMEF São Miguel)

CATEGORIA ANOS INICIAIS:
Tema: Trânsito Seguro
Professora Dorvalina Costa de Freitas e alunos Eduardo Kechinski Telles e Laura Farias Janeczeki (EMEF São Miguel)

CATEGORIA ANOS FINAIS:
Tema: Quanto Custa o Meu Banho?
Professora Denise Vieira Kazanowski  e alunas Letícia Oliveira e Luiza Flôres do Prado (EMEF São Miguel)