Município visita área rural para aplicar vacina da Febre Amarela
Categoria: SaúdeData de Publicação: 5 de agosto de 2019
A Secretaria de Saúde de Minas do Leão está aplicando a vacina contra a Febre Amarela nas áreas rurais do município. O foco é atingir crianças a partir de nove meses até os 59 anos de idade. Para a vacinação de idosos é necessária recomendação médica ou, então, os moradores residirem em áreas consideradas de risco pelo poder público.
Nas visitas, além da vacina é entregue um folder com informações sobre a Febre Amarela e formas de prevenção. A vacina está disponível, para todos os moradores, nas quintas-feiras, durante todo o dia, na Sala de Vacinas do Centro Municipal de Saúde Rosa Maria Oliboni Luiz.
Segundo a Técnica em Enfermagem Jociane Puchpon as medidas de prevenção podem ser adotadas por todos tendo em vista que a Febre Amarela é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo transmissor da Dengue, principalmente nas áreas urbanas, e o mosquito Haemogogus, mais comum no meio rural.
"Os cuidados devem ser de todos, principalmente no sentido de não permitir que o mosquito transmissor de prolifere. Isso inclui não deixar água parada", destaca Jociane. A orientação do Governo do Estado é de que se atinja pelo menos 95% do público-alvo.
Segundo o Ministério da Saúde, os sintomas iniciais da febre amarela incluem:
- início súbito de febre;
- calafrios;
- dor de cabeça intensa;
- dores nas costas;
- dores no corpo em geral;
- náuseas e vômitos;
- fadiga e fraqueza.