Prefeito Miguel reforça pedido por novos brigadianos em Minas do Leão

Categoria: Gabinete do Prefeito
Data de Publicação: 26 de junho de 2019

prefeito-miguel-reforca-pedido-por-novos-brigadianos-em-minas-do-leao

O prefeito de Minas do Leão, Miguel Almeida, voltou ao gabinete do vice-governador e secretário de Segurança Pública do RS, Ranolfo Vieira Jr., para cobrar a destinação de mais policiais militares para o município. Acompanhado do secretário de Obras e Serviços Públicos, Vagner Cunda, e do diretor do Departamento de Trânsito, Segurança e Defesa Civil, Edmilson Lima, o prefeito ressaltou à chefe de gabinete do vice-governador, delegada Flávia Colossi Frey, que há uma defasagem no efetivo da corporação em Minas do Leão.

Na última semana, o Comando Regional de Policiamento Ostensivo Centro-Sul (CRPO), que abrange Minas do Leão, confirmou a destinação de uma nova viatura para o município. O veículo já está auxiliando nas operações da BM local. Porém, de acordo com o prefeito, é necessária a destinação de mais brigadianos, sob pena de operações e rondas serem prejudicadas.

"Uma nova leva de policiais deve ser chamada nos próximos meses e estamos esperançosos de que, desta vez, Minas do Leão recebe um, dois ou mais policiais. Temos justificativas técnicas para pedirmos o reforço do nosso policiamento. O município está fazendo a sua parte e busca, junto ao Governo do Estado, um tratamento com mais resultados práticos", comenta Miguel Almeida.

Segundo a delegada Flávia, uma das responsáveis pelo processo de distribuição dos novos brigadianos que chegam à corporação, a Secretaria de Segurança Pública irá avaliar o pedido das lideranças leonenses. No início de fevereiro, o prefeito foi recebido pelo próprio vice-governador Ranolfo Vieira Jr. Por estar, à época, ainda se inteirando da situação do efetivo policial em todo o Estado, ele solicitou que um novo encontro ocorrem nos meses seguintes.

Pior situação na região

O prefeito também destacou que dos municípios da região, incluindo a Carbonífera e o Vale do Rio Pardo, a situação de Minas do Leão é a mais dramática em termos de efetivo. Oficialmente, o município tem seis policiais lotados na sua unidade. Porém, devido ao aumento do número de ocorrências em Butiá nos últimos anos, é comum que os brigadianos leonenses se desloquem para o município vizinho.

"Recebemos a garantia da delegada de que os seis brigadianos de Minas do Leão ficarão sempre no município, exceto em situações excepcionais. Embora Minas do Leão e Butiá façam parte de um mesmo batalhão, não pode ser comum sempre haver esse deslocamento de PMs, deixando nossa cidade sem resguardo e, muitas vezes, com o posto sem atendimento", destaca o prefeito. Ele ainda afirma que o município ficará vigilante quanto ao cumprimento desta medida.