Prefeito tem novo encontro com comandante da Brigada Militar e cobra medidas urgentes para a área da segurança em Minas do Leão
Categoria: Gabinete do PrefeitoData de Publicação: 11 de junho de 2019
O prefeito de Minas do Leão, Miguel Almeida, voltou a cobrar do Comandante Geral da Brigada Militar, Coronel Mário Ikeda, medidas para o aumento do efetivo da corporação em Minas do Leão. O encontro ocorreu nesta terça-feira, 11, no comando da BM em Porto Alegre.
Segundo o prefeito, desde o governo passado é perceptível o tratamento inferior que Minas do Leão tem recebido por parte da Secretaria de Segurança Pública. Em 2018, quando houve a destinação de novos brigadianos para a região, o município foi o único a não ter sequer um novo soldado.
"Conversamos dois anos com o Governo Sartori e, agora, levamos as mesmas pautas ao Governo Eduardo Leite. Já estivemos com o secretário Ranolfo e com o Cel. Ikeda, mas as dificuldades para avançarmos são grandes, ainda que sempre sejamos parceiros", comenta o prefeito.
Na reunião desta terça, Almeida voltou a cobrar o aumento do efetivo em Minas do Leão e o funcionamento do posto da Brigada Militar nos horários habituais, já que hoje a unidade está praticamente fechada. Ao ressaltar que o município não tem estado nas prioridades da área de segurança do Governo do Estado, o prefeito destacou que cidades vizinhas receberam novos PMs e veículos nos últimos dois anos.
"Nós sabemos da realidade de Minas do Leão, do número de habitantes que temos e da situação do Estado. Mas vemos, de maneira muito clara, um avanço da criminalidade também no nosso município. Estamos às margens de uma rodovia federal e com uma extensa área rural. Além disso, é visível a presença maior do tráfico de drogas na nossa cidade na comparação com cinco ou seis anos atrás", destaca Miguel Almeida.
Câmeras de segurança
O município se dedicou, nos últimos meses, na elaboração de um projeto de videomonitoramento para todos os bairros. Câmeras de segurança irão gravar, 24 horas, a movimentação em pontos estratégicos da cidade e as imagens serão compartilhadas com as polícias Civil e Militar. A prefeitura deverá lançar a licitação nas próximas semanas a fim de definir a empresa que irá operacionalizar o sistema. Entre as câmeras, algumas farão leitura da placa de veículos e cobrirão todas as entradas e saídas do município.