Miguel se encontra com secretário Artur Lemos e defende o Polo Carboquímico

Categoria: Gabinete do Prefeito
Data de Publicação: 4 de junho de 2019

miguel-se-encontra-com-secretario-artur-lemos-e-defende-o-polo-carboquimico

O prefeito de Minas do Leão e presidente da ASMURC, Miguel Almeida, se reuniu com o secretário Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura, Artur Lemos, nesta segunda-feira, 3. Acompanhado do deputado estadual Sérgio Turra, Almeida apresentou a posição favorável dos prefeitos da Região Carbonífera à instalação do Polo Carboquímico no Rio Grande do Sul.

O projeto prevê que uma das unidades fique entre Eldorado do Sul e Charqueadas, o que beneficiará a região como um todo. "Apresentamos nossos argumentos diretamente ao secretário que trata deste assunto no Estado. São dados técnicos, de geração de emprego, de necessidade de investimento na região e de capacidade de exploração do carvão mineral que precisam ser levados em consideração", destaca Miguel Almeida.

Ele ainda solicitou a Lemos que faça a intermediação para uma audiência com o governador Eduardo Leite a fim de que todos os prefeitos da região participem e apresentem seus argumentos. A expectativa é de que o encontro possa ocorrer nas próximas semanas. "Os nove municípios da região têm as suas particularidades, mas a pauta do carvão mineral nos une e, neste momento, o Polo Carboquímico se coloca como uma grande possibilidade de alavancar o crescimento da Região Carbonífera, uma das mais pobres do RS", comenta o prefeito.

Na mesma linha, um documento foi entregue, na última semana, ao ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, pedindo que o carvão volte a ser considerado como uma fonte confiável na matriz energética do país através das novas tecnologias de exploração.