Começo da vida profissional dos jovens é tema de feira em Minas do Leão

Categoria: Assistência Social
Data de Publicação: 9 de maio de 2019

comeco-da-vida-profissional-dos-jovens-e-tema-de-feira-em-minas-do-leao

Mais de 250 alunos de todas as escolas de Minas do Leão participaram da Feira de Oportunidades do Senac na manhã desta quinta-feira, 9. Organizado pelas secretarias de Trabalho, Cidadania e Assistência Social e Educação e Cultura, o evento abordou os principais pontos que marcam o início da vida profissional dos jovens e teve como foco atingir adolescentes acima dos 14 anos.

A orientadora educacional do Senac Cristiane Fortes abordou questões envolvendo capacitação, procura por emprego, postura nas entrevistas, habilidades reconhecidas pelo mercado, importância das redes de contato e relacionamento, necessidade de estar conectado ao que está acontecendo no mundo, entre outros pontos. Além disso, destacou as oportunidades do Senac na área da capacitação profissional, inclusive com cursos gratuitos.

A responsável pela confecção das Carteiras de Trabalho e de Identidade no município, Elis Regina Patrício, destacou a importância de se fazer os documentos e o que é necessário para solicitá-los. Já o jovem Ruan Freitas Vieira, 17 anos, que no ano passado conquistou uma oportunidade de estágio a partir da Feira de Oportunidades do Senac, deu o seu depoimento sobre como é possível prosperar no mercado de trabalho.

O prefeito Miguel Almeida salientou a necessidade da busca constante por capacitação e afirmou que o município tem buscado, nos últimos dois anos, ofertar a toda a população, mas principalmente aos jovens, espaços e oportunidades para que possam se qualificar. O evento, que foi coordenado pela técnica do Serviço Social Kellen Ambos, também teve a presença do vice-prefeito e secretário do Trabalho, Cidadania e Assistência Social, Vilmar Lobão, da secretária de Educação, Silvia Lasek, e de professoras e equipes diretivas das escolas.

Ao final do evento, a técnica Kellen Ambos questionou quem poderia auxiliá-la em um procedimento de primeiros socorros naquele momento. Cinco alunos se dispuseram: Adriano Carvalho, William Nunes, Emilly Caetano, Tainara Gomes, da Escola Horta Barbosa, e Nicholas Chaves, da Escola Ricardo Porto. Eles serão avaliados por seis meses pelas direções das escolas e SMEC e, após este período, poderão ser encaminhados para estágios na própria Prefeitura Municipal ou departamentos e órgãos vinculados.