Miguel Almeida toma posse como presidente da ASMURC

Categoria: Gabinete do Prefeito
Data de Publicação: 29 de abril de 2019

miguel-almeida-toma-posse-como-presidente-da-asmurc
O prefeito de Minas do Leão, Miguel Almeida, tomou posse como presidente da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (ASMURC) na última sexta-feira, 26. No final da tarde, prefeitos da região foram recebidos na sala de reuniões da prefeitura de Minas do Leão a fim de discutir as pautas prioritárias da associação. Junto a eles, o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Glademir Aroldi, destacou as lutas que estão sendo encampadas pela entidade, a nível nacional, na defesa do municipalismo.

No início da noite, a transmissão simbólica do cargo de presidente da ASMURC ocorreu no Galpão Crioulo da CRM, em Minas do Leão. Participaram, também, o ex-presidente da ASMURC e prefeito de General Câmara, Helton Barreto, o novo vice-presidente da associação e prefeito de Arroio dos Ratos, Luciano Rocha, o prefeito de São Jerônimo, Evandro Heberle, o prefeito de Butiá, Daniel Almeida, e os vice-prefeitos de Minas do Leão, Vilmar Lobão, de São Jerônimo, Julião Cunha, e de Arroio dos Ratos, Olavo Trasel.

Helton Barreto, ao deixar a presidência da associação, destacou a liderança do prefeito Miguel  na região e a sua capacidade de liderar, nos níveis regional, estadual e nacional, as demandas da Região Carbonífera. Destacam-se, neste momento, o Polo Carboquímico, a duplicação da BR-290 e a ponte para veículos entre General Câmara e Triunfo.

O presidente Miguel Almeida ressaltou o papel de protagonismo que a ASMURC precisa continuar tendo na discussão e enfrentamento dos temas de interesse comum da Região Carbonífera. "Cada município tem as suas particularidades, mas há questões estruturais que unem a nossa região e precisam de um enfrentamento organizado e forte. A ASMURC é o principal caminho para capitanearmos esses debates", comentou Miguel.

Já o presidente da CNM, Glademir Aroldi, colocou a confederação à disposição da região, em Brasília, para encaminhar as demandas da ASMURC. Aroldi, que já foi prefeito de Sagrada Família, no Norte do Estado, e presidente da FAMURS, afirmou que pretende incluir as associações regionais de municípios no Conselho Político da CNM a fim de ampliar a diversidade de pautas que possam ser encampadas pela confederação junto ao Planalto, Congresso e órgãos da Justiça.

A ASMURC é composta pelos municípios de Minas do Leão, Butiá, Arroio dos Ratos, São Jerônimo, Triunfo, General Câmara, Barão do Triunfo e Eldorado do Sul. A posse desta sexta-feira foi acompanhada por dezenas de lideranças políticas da região.