Minas do Leão aperfeiçoará uso de plantas medicinais nos tratamentos médicos
Categoria: SaúdeData de Publicação: 17 de abril de 2019
O município de Minas do Leão irá intensificar a presença de plantas medicinais nos processos das três Estratégias de Saúde da Família. Na última semana, a técnica em Enfermagem da ESF São Miguel, Jociane Puchpon, participou de um curso em Nova Petrópolis, na Serra, no qual foram abordados os benefícios das plantas medicinais para a saúde, manuseio, armazenamento e formas de plantio.
A partir de agora, os conteúdos do curso serão disseminados não somente entre as equipes da Secretaria de Saúde, mas chegando, também, aos pacientes. Os grupos que atendem pessoas com hipertensão, sobrepeso, gestantes e fumantes, que são permanentes na área da saúde em Minas do Leão, serão os principais espaços para a conscientização dos pacientes sobre as possibilidades das plantas medicinais.
Segundo Jociane, a ideia é organizar um horto comunitário no município onde poderão ser cultivadas as plantas. "Os medicamentos tradicionais continuarão fazendo parte das rotinas dos pacientes e da própria secretaria, mas nossa proposta é cada vez mais incluir as formas mais naturais nos tratamentos", destaca a técnica em Enfermagem.
Algumas plantas medicinais que habitualmente são usadas nos tratamentos: agrião, alecrim, arnica, babosa, calêndula, camomila, canela, capim-limão, carqueja, coentro, cravo-da-índia, erva-cidreira, guaco, louro, malva, macela do campo, entre diversas outras.