Miguel se encontra com vice-governador e cobra mais PMs para Minas do Leão

Categoria: Gabinete do Prefeito
Data de Publicação: 5 de fevereiro de 2019

miguel-se-encontra-com-vice-governador-e-cobra-mais-pms-para-minas-do-leao
O prefeito de Minas do Leão, Miguel Almeida, se reuniu, na manhã desta terça-feira, 5, com o vice-governador do RS e Secretário de Segurança Pública, Ranolfo Vieira Jr., em Porto Alegre. Na pauta, as condições de trabalho da Brigada Militar de Minas do Leão, a necessidade de mais efetivo e as parcerias possíveis entre Estado e Município para aprimorar o trabalho das forças de segurança no município.

O deslocamento de brigadianos de Minas do Leão para Butiá foi um dos pontos abordados pelo prefeito. Segundo ele, em vários momentos PMs lotados no posto leonense acabam não prestando o serviço ostensivo na cidade. O prefeito ainda salientou que o município não foi contemplado com novos brigadianos a partir da formatura da turma de Guaíba, no ano passado.

"O município tem sido parceiro do Estado em diversas questões. Reafirmarmos, inclusive, que Minas do Leão tem a disposição de doar uma viatura para a Brigada Militar, mas precisamos da devida contrapartida e, infelizmente, o Estado tem falhado conosco neste sentido", destacou o prefeito na reunião. Uma das ações que mostram que o município tem agido, dentro das suas limitações e competências legais, na área da segurança é o edital para a contratação do serviço de câmeras de monitoramento para a cidade, que deverá ser lançado nas próximas semanas.

Segundo o vice-governador, o efetivo da Segurança Pública é um dos principais problemas do Estado atualmente, sendo o menor dos últimos 40 anos. "Temos dois mil novos brigadianos entrando na corporação em julho, mais 400 na Polícia Civil, 150 na Susepe e 150 nos Bombeiros. Desta forma, vamos conseguir repor algumas baixas", destacou Ranolfo. Segundo ele, a estratégia da Secretaria de Segurança é reforçar regionalmente os batalhões e, desta forma, atender os municípios de maneira integrada.

Também presente na reunião, o Chefe do Departamento de Segurança de Minas do Leão, Edmilson Lima, salientou que o número de brigadianos que constam nos relatórios do Estado não condiz com a realidade, uma vez que há redirecionamento de pessoa para outras funções em outros municípios.

O vice-governador destacou que o governo está finalizando um plano de Segurança Pública que será apresentado em breve e que, a partir disso, começará a discutir a destinação dos novos dois mil PMs que passarão a fazer parte da corporação na metade do ano. Minas do Leão seguirá em contato com a assessoria do vice-governador e uma nova reunião deverá ser marcada para março, quando o cenário já estará mais claro.