Saúde leonense fez 64 mil atendimentos em 2018
Categoria: SaúdeData de Publicação: 9 de janeiro de 2019
A Secretaria de Saúde de Minas do Leão encerrou as atividades em 2018 com números expressivos no atendimento à população nas mais diversas áreas de sua competência. Os atendimentos ocorreram não apenas nos três postos de saúde do município, mas também com grupos de apoio que circularam, palestras em escolas, visitas das agentes de saúde e atendimentos realizados diretamente nas casas.
Somente no ano passado, 64.890 atendimentos foram feitos por clínico geral, dentista, ginecologista, psiquiatra, pediatra, psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, fonoaudióloga, farmacêutica, enfermeiras e técnicos em enfermagem. Além disso, 7.148 pacientes foram transportados pela prefeitura para consultas com especialistas em outros municípios. As agentes de saúde realizaram 3.893 visitas domiciliares em todos os bairros e propriedades rurais do interior.
Também em 2018, 969 mil medicamentos foram entregues na farmácia mantida pelo município junto ao posto de saúde do Centro. A equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) realizou 4.914 atendimentos domiciliares a moradores com dificuldade de locomoção. Além dessas visitas, outras 1.156 foram realizadas por outros profissionais não vinculados ao NASF. A Secretaria de Saúde ainda desenvolveu 358 atividades coletivas e grupos de apoio em escolas e outras instituições no ano.
Segundo a secretária de Saúde do município, Melissa Wisniewski, os números fechados do ano materializaram o trabalho realizado diariamente por toda a equipe que atua na atenção básica aos moradores de Minas do Leão. "Nosso trabalho é ininterrupto e esses dados comprovam que nossa atuação se divide muito entre tratar os casos que chegam até nós e trabalhar na prevenção. Os atendimentos do NASF e dos grupos de apoio são basicamente prevenção", destaca a secretária.
O prefeito Miguel Almeida frisa que a saúde é uma das prioridades da administração e que a continuidade do trabalho com uma mesma equipe traz resultados significativos. "Neste ano tivemos projetos da nossa saúde leonense reconhecidos a nível de Estado e de país. Muitas dessas ações sequer envolvem grandes aportes financeiros. é a junção de uma ideia e do trabalho das nossas equipes", comenta o prefeito. Ainda, em 2018, o município adquiriu uma nova ambulância e R$ 213 mil em equipamentos para os postos de saúde.
As atividades
Ilustrando os números apresentados acima, abaixo há o detalhamento de algumas atividades realizadas ao longo de 2018 pela Secretaria de Saúde de Minas do Leão:
- Início das aulas de capoeira para idosos e pessoas com deficiência;
- Ações de prevenção ao mosquito Aedes Aegypti, incluindo palestra em todas as escolas;
- Programa Saúde na Escola, desenvolvido em todas as escolas do município;
- Campanhas de Vacinação;
- Projeto começou a levar informação, através de conversas e palestras, a pacientes que aguardam consulta nos postos de saúde;
- Encontro sobre amamentação e cuidados com os bebês nos primeiros meses de vida;
- Ampliação dos atendimentos pediátrico e ginecológico nos postos de saúde dos bairros Recreio e São Miguel;
- Criação de grupo para acompanhar pacientes com sobrepeso e obesidade;
- Início de agendamento de consultas com especialistas nos postos de saúde dos bairros;
- Ações no Setembro Amarelo, Outubro Rosa, Novembro Azul e Dezembro Vermelho;
- Intensificação das ações de grupo de apoio com pessoas diabéticas e hipertensas;