Plano de Saneamento de Minas do Leão é certificado pela FUNASA

Categoria: Planejamento e Assuntos Jurídicos
Data de Publicação: 26 de setembro de 2018

plano-de-saneamento-de-minas-do-leao-e-certificado-pela-funasa

O Plano Municipal de Saneamento Básico de Minas do Leão (PMSB) foi certificado pela Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) nesta terça-feira, 25, em evento na Assembleia Legislativa do Estado, em Porto Alegre. O vice-prefeito Vilmar Lobão e o diretor da Secretaria Municipal de Planejamento e coordenador do PMSB, Antônio Carlos Krigger, receberam o certificado de conclusão do plano que, agora, será encaminhado para apreciação da Câmara de Vereadores.

Quatro eixos formam o Plano Municipal de Saneamento Básico: água potável, resíduos sólidos, drenagem de águas da chuva e saneamento básico. A construção do plano foi liderada pelo município em parceria com a FUNASA e a UFRGS e foi marcada por uma série de audiências públicas realizadas nos bairros para ouvir as demandas da população para a área. A principal obra prevista no PMSB é a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no município.

"Temos obras de curto, médio e longo prazo. A estação de tratamento é uma das de longo prazo porque precisaremos realizar uma série de ações anteriores a ela, principalmente de canalização e construção de vias para o escoamento do esgoto em separado da água da chuva", destaca Krigger.

Com o PMSB pronto, aprovado pela Câmara e sancionado pelo prefeito, o município poderá captar recursos e buscar financiamentos para a execução de diversas obras na cidade. Na própria FUNASA há uma série de linhas nos quais Minas do Leão poderá se encaixar para acelerar algumas ações.