120 adolescentes leonenses se formam no Proerd

Categoria: Educação e Cultura
Data de Publicação: 9 de agosto de 2018

120-adolescentes-leonenses-se-formam-no-proerd

A formatura das turmas do Proerd 2018, de Minas do Leão, foi realizada nesta quarta-feira, 8, no Ginásio Eraldo Machado. Centenas de pessoas prestigiaram o evento que marcou o encerramento de um importante curso de resistência às drogas e à violência. As aulas foram ministradas pelo sargento Heitor de Souza, da Brigada Militar, e tiveram a participação de 120 alunos do 5º ano das escolas São Miguel, Ricardo Porto, Francisco Antônio Luiz, Getúlio Dornelles Vargas e Frederico Horta Barbosa.

O Proerd nasceu em 1983 nos Estados Unidos e chegou ao Brasil em 1992. Desde então, é executado pelas polícias militares em parceria com os municípios, escolas e famílias. Entre os principais objetivos do programa estão a compreensão dos perigos e de como se manter afastadas das drogas e da violência. "Infelizmente muitos jovens hoje, ao entrarem para esta vida das drogas, acabam indo parar em um presídio ou mesmo tendo uma morte precoce", destacou a Ten. Cel. Bianca, comandante do CRPO Centro-Sul, durante o evento.

Os alunos receberam certificados e um leãozinho em alusão ao Leão Dare, mascote do Proerd. Além disso, oito alunos, um de cada turma, receberam medalhas por terem produzido as melhores redações ao final do programa e uma aluna - Thalita Abreu Nogueira, da Escola Getúlio Dornelles Vargas - foi premiada com uma bicicleta pela melhor redação.

Ainda compareceram à formatura o vice-prefeito Vilmar Santos Oliveira, presidente da Câmara Municipal, Alceu Moraes, secretária Municipal de Educação, Sílvia Lasek, coordenadora do Proerd na SMEC, Cristiane Schwantes, Cel. Vasco, do Exército Brasileiro, Ten. Cel. Padilha, comandante do 28º BPM, Major Vinicius, coordenador do Proerd, Sílvio Klein e Leomir Giranti, da CRVR, além de outras lideranças locais, regionais e militares.