Prefeitura e Scala oficializam compra da área no Distrito Industrial

Categoria: Gabinete do Prefeito
Data de Publicação: 20 de junho de 2018

prefeitura-e-scala-oficializam-compra-da-area-no-distrito-industrial

A prefeitura de Minas do Leão e a Scala assinaram, nesta terça-feira, o contrato de compra da área destinada à empresa no Distrito Industrial de Minas do Leão, um dos principais passos para a sua instalação no município. O prefeito Miguel Almeida recebeu os diretores da Scala, Valmor Scapini e Ricardo Scapini, que apresentaram o projeto da construção da sede física da empresa no distrito, que ficará em três hectares às margens da BR-290.

Empresa e prefeitura assinaram protocolo de intenções em janeiro deste ano e, desde então, cumpriram todos os ritos legais até que fosse possível a concretização da venda da área. O prefeito Miguel comemorou este grande passo dado na concretização da instalação da Scala em Minas do Leão. "Tínhamos um entrave burocrático para a cedência da área à Scala, mas conseguimos resolver e hoje, com este contrato de compra e venda, sacramentamos a instalação da empresa no nosso município", destacou o prefeito.

Autoridades municipais acompanharam os diretores da empresa na visita ao Distrito Industrial, onde equipes da prefeitura estão realizando a limpeza do terreno. Ficaram acertados, também, outros serviços que a prefeitura realizará na área para que, em seguida, a Scala possa iniciar a construção das suas edificações e asfaltamento da área de manobra dos caminhões.

Distrito Industrial avança

Desde o início do governo, remodelar, ampliar e melhorar a utilização das áreas do Distrito Industrial tem sido uma das principais metas da administração. A prefeitura busca, junto a bancos de fomento, financiamentos para melhorias na infraestrutura do distrito como um todo, incluindo acessos e iluminação. Na semana passada, a empresa CMPC Celulose Riograndense confirmou a disponibilidade de mais área a ser adquirida pelo município para a ampliação do distrito, o que está sendo estudado internamente. Ainda em abril, a empresa Rio do Sul assinou contrato de compra e venda de uma outra área no local e está, agora, concluindo os trâmites de licenciamentos para, então, iniciar sua instalação.

A expectativa é de que Scala e Rio do Sul gerem, juntas, cerca de 60 empregos diretos já num primeiro momento em Minas do Leão. Além delas, a empresa ScanCom sinalizou ao município a venda da sua estrutura no Distrito Industrial e a expectativa é de que ainda neste ano uma nova serraria entre em operação no local gerando pelo menos 50 empregos. Segundo o prefeito Miguel, os frutos na área do emprego começam a ser colhidos, dando respostas concretas à população leonense quanto à sua principal reivindicação nos dias atuais.

"Estamos trabalhando, fortemente, em diversas frentes na questão do emprego, desde facilitação dos deslocamentos para Porto Alegre, parceria com empresas de cidades vizinhas, cursos de capacitação, oficinas e, claro, na atração de empresas. A demanda por emprego é urgente, mas algumas medidas levam um pouco mais de tempo. Hoje, com a assinatura do contrato de compra e venda com a Scala, demos mais um importante passo", finaliza o prefeito Miguel Almeida.

Executivo comemora ações que incidem sobre 300 empregos

Num balanço das ações realizadas na área do emprego até agora, o prefeito Miguel Almeida afirma que as conquistas são positivas e que o cenário que se desenha para os próximos meses é ainda melhor. Além da atração de empresas e melhorias no Distrito Industrial, que devem gerar cerca de 100 empregos até o final do ano, a prefeitura tem participação direta na geração, manutenção e facilitação de outros 200 empregos incluindo o convênio com a Planalto que dá descontos de cerca de 50% nas passagens para Porto Alegre e Região Metropolitana. Também a recente parceria com a Superpan, de Rio Pardo, com ajuda da prefeitura no custeio do transporte, a renovação do pagamento do aluguel da fábrica de confecções, que gera mais de 20 empregos, além das contratações de pequenas empresas leonenses para prestação de serviço diretamente à prefeitura.

"Estamos num cenário de retomada lenta da economia, mas já conseguimos obter importantes resultados nesses 17 meses de governo. Todos os dias atuamos, de alguma forma, para ampliarmos a oferta de emprego aos moradores de Minas do Leão. Temos ciência da demanda e esta é nossa prioridade número um", comenta o prefeito Miguel Almeida.