Leonenses votam prioridades no saneamento básico

Categoria: Gabinete do Prefeito
Data de Publicação: 18 de junho de 2018

leonenses-votam-prioridades-no-saneamento-basico

Na última semana, a Prefeitura de Minas do Leão realizou duas reuniões para discutir o Plano Municipal de Saneamento Básico. Cerca de 150 pessoas participaram dos encontros na Smec e no CRAS e que foram divididos em três etapas. Na primeira, o coordenador do PMSB, Antônio Krigger, apresentou os resultados obtidos nas seis reuniões setoriais realizadas no ano passado em todos os bairros do município. Foram elencados os problemas apresentados e as sugestões da população. Logo em seguida, foram apresentados os projetos que precisam ser executados na área do saneamento em Minas do Leão e, por último, a votação das prioridades pelos presentes.

O prefeito Miguel Almeida, presente nos encontros, ressaltou a importância da participação das pessoas nas decisões de projetos importantes para a cidade, como são os da área do saneamento básico. "Estamos cumprindo todo o rito para construirmos um plano capaz de nos permitir buscar financiamentos para a execução de algumas obras. Cuidarmos do saneamento significa, também, economizarmos em saúde e darmos mais qualidade de vida à população", destaca o prefeito.

Segundo Krigger, a criação de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) foi uma das prioridades eleitas. O município está na fase de discussão sobre a renovação do contrato com a Corsan que, além do abastecimento de água, pode incluir o saneamento básico. Independente disso, o Plano Municipal de Saneamento Básico é importante porque reúne, num documento discutido com a sociedade, as demandas do setor e possibilita à administração municipal buscar recursos para a área. O PMSB se divide em quatro grandes eixos: abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e de resíduos sólidos e drenagem e manejo de águas pluviais.