Ações desenvolvidas em Minas do Leão têm avaliação positiva do Ministério da Saúde

Categoria: Saúde
Data de Publicação: 4 de abril de 2018

acoes-desenvolvidas-em-minas-do-leao-tem-avaliacao-positiva-do-ministerio-da-saude

Minas do Leão recebeu, na última quinta-feira, 29, a visita de avaliadores do Ministério da Saúde que percorreram toda a rede de saúde do município. A avaliação faz parte do PMAQ, o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica, que avalia as equipes, os recursos materiais dos postos de saúde, mobiliário, medicações e ações realizadas tanto nos postos quanto nos grupos de apoio.

De acordo com a secretária de Saúde de Minas do Leão, Melissa Wisniewski, a expectativa é de que a avaliação seja muito positiva e, com isso, o município possa aumentar os repasses que recebe do Governo Federal para a área da saúde. "Os avaliadores fizeram comentários muito positivos quanto às nossas práticas, à nossa estrutura, aos equipamentos, aos atendimentos e à nossa equipe. Sem dúvida, além de nos orgulhar muito receber este reconhecimento, ficamos com a certeza de que teremos uma boa avaliação ao final do processo", destaca Melissa.

Minas do Leão tem, atualmente, três postos de saúde: o Centro Municipal de Saúde Rosa Maria Oliboni Luiz, no Centro, que atende casos de urgência e emergência e também consultas eletivas, o Posto de Saúde São Miguel, no bairro de mesmo nome, e o Posto de João Thadeu de Vargas Alves, no bairro Recreio, os dois últimos com equipes da Estratégia de Saúde da Família. Segundo a secretária de Saúde, há projetos para a implantação de uma ESF também no Posto do Centro e o acréscimo de mais duas equipes do PMAQ.

Os avaliadores também destacaram a importância dos projetos desenvolvidos no Centro de Apoio Multidisciplinar Cuidando Com Carinho. Atividades para idosos, gestantes, lactantes, bebês, crianças, pessoas com necessidades especiais e alcoolistas formam uma grande cadeia de cuidados preventivos com a saúde.

O prefeito de Minas do Leão, Miguel Almeida, ressalta que um dos focos da gestão é trabalhar a prevenção ao problema e, por isso, o foco em capacitação e pessoal é importante. "Muitos problemas conseguimos evitar levando informação às pessoas e cuidando dos problemas antes que eles ocorram. A atuação das ESFs e dos projetos do Centro de Apoio comprovam isso. Os resultados aparecem, sem dúvida", destaca o prefeito.