Acessuas Trabalho passa a ser executado em Minas do Leão

Categoria: Assistência Social
Data de Publicação: 26 de março de 2018

acessuas-trabalho-passa-a-ser-executado-em-minas-do-leao

A prefeitura de Minas do Leão, por meio da secretaria do Trabalho, Cidadania e Assistência Social, implantou no município o Programa de Promoção do Acesso ao Mundo de Trabalho (Acessuas Trabalho). A iniciativa, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Social, tem como objetivo capacitar a população para a disputa de oportunidades de emprego e renda através da articulação de políticas públicas e de mobilização.

Desde o ano passado, a equipe da secretaria trabalha no mapeamento das demandas dos bairros e na sensibilização do público-alvo, formado majoritariamente por usuários do Sistema único de Assistência Social (SUAS). A partir disso, foram desenvolvidas atividades para os grupos do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). No decorrer do ano, serão realizadas oficinas sobre aspectos importantes para a inclusão produtiva, como comportamento profissional, controle financeiro e dicas para entrevistas de emprego.

"Com esse trabalho de capacitação e orientação, o Acessuas prevê a emancipação, a médio e longo prazo, de usuários dos programas de transferência como o Bolsa Família, para que possam crescer profissionalmente, gerando renda e melhores condições para seus familiares e também para as suas comunidades", analisa o prefeito Miguel Almeida.

A secretaria trabalha agora para formar os grupos que participação de reuniões periódicas para orientação e acompanhamento das atividades previstas pelo programa. Todos os usuários do SUAS podem participar das atividades, bem como a população em geral, caso haja disponibilidade de vagas.

Mais trabalho para a cidade e para as pessoas

Sensível à falta de emprego na cidade e na região, a prefeitura de Minas do Leão está mobilizada para atrair empresas e oportunidades à cidade, com ações como a da reestruturação e ampliação do Distrito Industrial. No início deste ano, duas empresas anunciaram investimentos na área, o que deve gerar ao menos 60 postos de trabalho.

Em 2017, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), 45 alunos da rede pública participaram do programa Jovem Aprendiz, para atividades de capacitação no turno inverso. O município ainda firmou convênio com a empresa Planalto Transportes, garantindo desconto de 50% para trabalhadores e 40% para estudantes leonenses que precisam se deslocar para Porto Alegre.

Outras atividades em curso no município são o programa Novo Horizonte, para inclusão de mulheres; Crescendo com Cidadania, que ensina atividades manuais para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos; Mãos que Transformam, um curso de artesanato, além de diversas oficinas oferecidas no CRAS da cidade.

Cronograma Acessuas

Desde agosto do ano passado, a secretaria do Trabalho, Cidadania e Assistência Social de Minas do Leão tem mapeado as demandas nos bairros para desenvolver atividades focadas nas maiores necessidades da comunidade. A partir do relatório das visitas, foi desenvolvido um plano de trabalho, apresentado e aprovado pelo prefeito e demais gestores vinculados à área.

Confira as atividades previstas para 2018:

ABRIL

Dia 11
Reunião com os usuários para explicar a metodologia das atividades e enfatizar a importância da autonomia financeira para o crescimento pessoal e profissional

MAIO

Dia 16
Oficina para elaboração de curriculum vitae

JUNHO

Dia 13
Palestra sobre comportamento profissional com foco na entrevista de trabalho

JULHO

Dia 18
Palestra sobre vestuário e cuidados com a higiene pessoal para a entrevista de trabalho

AGOSTO

Dia 15
Palestra sobre dinâmicas de grupos e relacionamento interpessoal

SETEMBRO

Dia 12
Teste e orientação vocacional

OUTUBRO

Dia 17
Encaminhamento para confecção de identidade e CPF

NOVEMBRO

Dia 14
Encaminhamento para confecção de carteira de trabalho

DEZEMBRO

Dia 12
Feira de profissões, com oficinas de inclusão produtiva

Dia 19

Conhecendo o exemplo de Arambaré

Uma comitiva da prefeitura de Minas do Leão esteve em Arambaré no último dia 21 para conhecer as atividades do Acessuas que já estão sendo executadas no município, localizado às margens da Lagoa dos Patos.

Conduzidos pelo secretário Trabalho, Cidadania e Assistência Social, André Kern, visitaram locais onde são realizadas as oficinas na cidade, como o CRAS e um centro multidisciplinar, e conversaram com profissionais ligados ao programa.

"Essa troca de experiências é importante para que as nossas ações sejam mais assertivas. é sempre importante trabalhar com exemplos que dão certo. Queremos que a programação converse com as reais necessidades da nossa população", avaliou André Kern.

Os servidores foram recebidos na cidade pela secretária de Assistência Social do município. O Acessuas está sendo executado em Arambaré desde 2012, com oficinas de orientação e capacitação. As atividades são gerenciadas por um importante parceiro, o Senac.

Uma das responsáveis pela execução do programa em Minas do Leão, a assistente social Kellen Ambos, conta que a visita serviu também para conhecer os aspectos técnicos do programa. "Vontade e ideias não nos faltam, mas temos uma série de determinações do Ministério para cumprir, como uma carga horária mínima para cada atividade. Lá já está tudo muito bem estruturado", explicou.

A equipe de Assistência Social de Minas do Leão trabalha na formalização de parcerias como SINE e o CIEE para finalizar o cronograma de atividades de 2018. Segundo Kellen, há também um movimento para integrar antigos alunos do Pronatec aos grupos de trabalhos que estão sendo montados.